sexta-feira, 2 de outubro de 2015

UM VELHO QUE TRANSA

Nudes do Stênio Garcia: 

o problema não é ser um famoso sem roupa, 

é ser um velho que transa

ÁLVARO LEME
Stenio Garcia e Marilene Saade Nudes do Stênio Garcia: o problema não é ser um famoso sem roupa, é ser um velho que transa
A essa altura, você já deve ter ouvido falar sobre as imagens do ator Stênio Garcia nu ao lado de sua mulher, Marilene Saade. Uma breve pesquisa nas redes sociais vai mostrar reações quase sempre em tom de deboche, chacota, referindo-se à forma física ou à idade do artista — ele tem 83 anos, ela tem 47.
E é esse o problema: aparentemente, o brasileiro parece se esquecer de que octogenários têm, SIM, vida sexual. Cara, e daí que o Stenio Garcia tira foto pelado? Só a Carolina Dieckmann que pode? As reações quando vazaram imagens dela sem roupa variavam do apoio ao desejo. E se as fotos de agora fossem do Rodrigo Hilbert e da Fernanda Lima? Como as pessoas reagiriam?
A gente não sabe lidar com nossos velhos. Pra mim, quando a Fernanda Montenegro (85 anos) e a Nathalia Timberg (que tem 86) se beijaram na novela, as pessoas se chocaram mais pelo fato de serem duas mulheres de idade em que a gente espera apenas tricô, crochê e carteado. Se fosse a Giovana Antonelli beijando a Isis Valverde, certamente o boicote que se sucedeu teria menos intensidade.
Ninguém achou ridículo quando a Daniella Cicarelli — modelo, jovem, alta, magra, olhos azuis— foi flagrada em ~amassos~ numa praia. Só virou piada quando ela processou o Google, mas aí já são outros quinhentos. O mesmo vale para a declaração de Marilene Saade, que disse que vai acabar com a internet. Aí, sim, merece todos os memes.
Porém, no que diz respeito à velhofobia (ok, o nome certo seria gerontofobia), além de ser ridículo, é ingênuo. Vivemos na era do Viagra, gente. Que, aliás, está nas prateleiras de farmácia há quinze anos. Você acha mesmo que seus avós se limitam a comprar presente pra você no Natal? Que eles não têm nada melhor pra fazer na vida?
Como as fotos vazaram eu não sei, nem estou interessado. Foi uma cilada, Bino? Talvez. Mas que bom que hoje em dia alguém com a idade do Stênio Garcia transa. E gosta de tirar fotos com a mulher. Muita gente que está nas redes sociais a esta hora tuitando piada ruim devia estar transando também.
Acho louvável que as pessoas lutem por direitos de minorias nas redes sociais, e espero que isso continue. Que muitas conquistas venham! Mas me choca — e olha que pouca coisa me choca — é que algumas das mesmas pessoas que exigem respeito para trans, gays, negros, índios façam chacota de um velho de vida sexual ativa. Nem todo mundo é trans, gay, negro ou índio. Mas velho é algo que (quase) todos vamos ser. Ou seja, menos puritanismo e deixemos os idosos viverem seus orgasmos em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails