quarta-feira, 21 de outubro de 2015

IX PANORAMA DE CINEMA

XI Panorama Internacional Coisa de Cinema reúne filmes baianos em mostras competitivas

Dois filmes baianos no festival contam 
com o apoio do Fundo de Cultura da Bahia:  
TROPYKAOS e Ana

Resultado de imagem para FOTOS DE TROPIKAOS
TROPYKAOS, do diretor Daniel Lisboa, é o único filme baiano a participar da Mostra Competitiva Nacional do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema

Quatorze filmes produzidos na Bahia estão nas mostras competitivas do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece de 28 de outubro a 4 de novembro em Salvador e Cachoeira. Dois dos filmes possuem apoio do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de patrocínio cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz): TROPYKAOS de Daniel Lisboa e Ana, de Camila Camila.

TROPYKAOS é um projeto de produção de longa-metragem de ficção dirigido por Daniel Lisboa que conta a história de Guima no verão mais quente dos últimos 50 anos. A cidade se prepara para mais um carnaval. É em meio a esse cenário trópico caótico, que Guima, um jovem poeta, que acredita sofrer de uma estranha doença, a “ultraviolência solar”, inicia sua busca por um aparelho de ar-condicionado redentor. O filme participará da Mostra Competitiva Nacional no festival e é o único filme baiano nessa categoria. O filme contou com o apoio do FCBA no valor de R$ 798.520,00, através do edital Setorial de Audiovisual 2012.

Premiado no último Cachoeira Doc como melhor curta metragem, Ana conta depoimentos de cinco irmãs criadas no interior da Bahia entre as décadas de 1960 a 1980 e da educação dada por sua mãe; professora e psicótica maníaca depressiva. Ana busca uma poética que toque as inquietações do corpo, das relações de gênero e da família e participará da Mostra Competitiva de Filmes Baianos no festival. O filme tem apoio do FCBA no valor de R$ 43.695,00 através do edital Setorial de Audiovisual 2014.

No XI Panorama Internacional Coisa de Cinema, os filmes serão exibidos em sessões seguidas por debates entre os realizadores e o público no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em Salvador, e em Cachoeira, onde o festival acontece pela primeira vez, no Cine Theatro Cachoeirano. O evento reúne produções da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Paraná, todas em primeira exibição no estado. O festival também conta com financiamento do Fundo de Cultura da Bahia, através de edital executado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através do projeto Eventos Calendarizados.

Sobre o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo deCultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

XI Panorama Internacional Coisa de Cinema
Quando: De 28 de outubro a 04 de novembro
Onde: Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha – Salvador l Cine Theatro Cachoeirano – Cachoeira

21/10/2015

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com
Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com 
3 anexos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails