Ao visitar o turismo ecológico de Bonito e Pantanal no Estado de Mato Grosso do Sul, fiquei perplexo de ver uma quantidade enorme de animais mortos por veículos nas estradas. Tamanduás, raposas, tatus, onças, capivaras. Os animais que fui para ver e fotografar tive o desprazer de ver em primeira mão atropelados e mortos na beira das rodovias. Contei mais de cem antes de parar de contar. Muito triste!
Uma rodovia somente poderia ser feita no habitat dos animais com passagem subterrâneas para eles circularem com segurança. Estamos em sua casa, eles estão confinados a espaços cada vez menores, e não lhes provemos essa opção. Eles não são adaptados a perceber e desviar de veículos a mais de 100 km/h. Tubulões ou alguma solução que o valha a cada 30 metros, por exemplo, lhes daria uma opção segura para atravessar por baixo das estradas e os veículos poderiam trafegar sem assassinar o objeto de sua visita, a rica e cada vez mais escassa fauna da região do Pantanal Matogrossense.
Já lhes foi tomado tanto, nós devemos esse pingo de dignidade à vida animal remanescente. A natureza não é uma fonte inesgotável, temos, como espécie dominante do planeta, de zelar pelo seu bem estar e segurança ao fazermos nossa inserção em seu habitat. É nosso papel e responsabilidade.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário