PARA A JOALHARIA RUSSA
Peter Carl Fabergé (São Petersburgo, 30 de maio de 1846 — Lausana, 24 de setembro de 1920) foi um joalheirorusso1 de origem franco-dinamarquesa.
Seu pai era o joalheiro Gustav Fabergé e sua mãe era a dinamarquesa Charlotte Jungstedt. Os ancestrais paternos dos Fabergé eram huguenotes originários da Picardia, que deixaram a França depois da revogação do Édito de Nantes. Estabeleceram-se inicialmente nas proximidades de Berlim, depois em 1800 transferiram-se para a cidade de Pernau na Livônia, à época parte da Rússia e hoje Pärnu, na Estônia2 .
Especializou-se na confecção de obras com motivos de arranjos florais, grupos humanos e animais. Atualmente é mais conhecido pelos seus famosos ovos de páscoa, conhecidos como Ovos Fabergé realizados para a família imperial russa, e que o tsar oferecia anualmente aos seus familiares1 .
Criados para os tsares russos, os Ovos Fabergé eram obras-primas do segmento da joalheira1 . Produzidos com a combinação de materiais como ouro, prata, cobre e platina através da utilização de técnicas de esmaltagemplique-à-jour. Esses ovos, hoje, são disputados por colecionadores ao redor do mundo. Seus feitos também influenciaram os pais de crianças pobres a presentearem também seus filhos, mas com ovos de aves decorados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário