quinta-feira, 30 de julho de 2015

CINEMAS DE RUA

Audiência debate fim dos cinemas 

fora de shoppings

Luana Almeida
Espaço Itaú Glauber Rocha é um dos dois cinemas de rua de Salvador - Foto: Erik Salles | Ag. A TARDE
Há cerca de 50 anos, a capital baiana chegou a contar com nove espaços de cinema instalados fora dos shoppings. Hoje, apenas dois - o Espaço Itaú de Cinema (Glauber Rocha), na praça Castro Alves, e o Cine Tupy, na Baixa dos Sapateiros -, continuam em funcionamento.
Ainda assim, o Glauber Rocha sofre com a baixa frequência do público, motivada, de acordo com o diretor do espaço, por problemas da região do centro Histórico, como a insegurança e a falta de estacionamentos.
A escassez deste tipo de espaço cultural e a baixa frequência do público soteropolitano será tema de uma audiência pública promovido pela Câmara de Vereadores, que será realizada nesta quinta-feira, 30, a partir das 14h30, no auditório do Edifício Bahia Center (Rua Rui Barbosa).
O evento contará com a presença do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, do presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, do superintendente da Transalvador, Fabrício Muller,  do subprefeito do Centro/ Brotas, Ian Mariani, e da vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
Na ocasião, serão debatidas estratégias para promover fortalecimento dos cinemas de rua e casas de arte e formas de atrair o público para esses espaços. A intenção, de  acordo com a  vereadora Aladilce Souza, é que autoridades e representantes de reforcem o debate para que a tradição dos cinemas de rua não seja esquecida.
"É preciso que a Câmara e outras autoridades participem para contribuir com uma saída para o fortalecimento de casas de espetáculo, sobretudo cinemas de rua que são patrimônio da nossa cidade", afirmou.
Pelourinho Dia e Noite - A recuperação da vida cultural do Centro Histórico também motivou a criação do projeto Pelourinho Dia e Noite, que será lançado hoje pelo prefeito ACM Neto, às 15h, no Hotel Pelourinho.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes) em parceria com outros órgãos da Prefeitura, vai envolver a criação de programações de música, teatro, gastronomia e esporte. Conforme a titular da Sedes, Andrea Mendonça, a intenção do projeto é, ainda, promover ações urbanísticas, como recuperação da iluminação, e da infraestrutura do local.
"A iniciativa partiu da solicitação de comerciantes e moradores. Queremos que  o Centro Histórico volte a ser ocupado por soteropolitanos e turistas", disse.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
TENDO PARTICIPADO DO EVENTO, DEVO ADMITIR QUE FIQUEI MUITO SATISFEITO COM O EVIDENTE ENVOLVIMENTO DA VEREADORA ALADILCE SOUZA.

 NA MESA DE DEBATE O DEPOIMENTO MAIS CONTUNDENTE FOI DO CINEASTA CLÁUDIO MARQUES.
FEZ UM BREVE HISTÓRICO DAS SALAS DE CINEMA EM SALVADOR E RELATOU AS NUMEROSAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO EMPREENDIMENTO DO CINEMA GLÁUBER ROCHA/ITAU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails