sexta-feira, 24 de julho de 2015

FURACÃO NO CÉU DO IPHAN


O dia 8 de julho ficará registrado como A Grande Irritação Popular durante o debate sobre o Centro Histórico. 


O auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufba ficou pequeno para o público que veio das várias comunidades do centro de Salvador. 
Durante mais de 10 horas palestrantes se revezaram na mesa, não raramente interrompidos por aplausos ou vaias.



A mais aplaudida? 
Sem sombra de dúvida a arquiteta Ana Fernandes. Discurso claro, objetivo, fundamentado, sem nunca perder o foco do respeito ao ser humano. Sem rodeio, mas com elegância, oficializou a denúncia do Instituto dos Arquitetos da Bahia à UNESCO sobre a derrubada de 31 imóveis tombados na primeira capital do Brasil. 
Repeteco sangrento do drama da antiga Sé, novos atores com velhas máscaras. 

O mais vaiado? Incontestavelmente, o superintendente do Iphan, Carlos Amorim. A escolha dos cargos de confiança sendo mais política que técnica, mais uma vez, aqui está sendo exemplificado o princípio de Peter, nosso respeitável advogado tendo Macbeth como ilustre predecessor. 

Em nada adiantou evocar o parecer do engenheiro da casa. Onde estão os pareceres das outras instâncias e dos arquitetos e historiadores que são parte essencial do processo? Qual é a especialização – e a competência - desse engenheiro? O Iphan/Brasília precisa mudar muita coisa. 
Começando pela cúpula baiana.

O clímax do dia ficou a cargo de uma jovem negra, Ana Caminha, da comunidade da Gamboa, que reclamou da impossibilidade de representantes serem atendidos pelo superintendente. 

filmagem e edicao: tenille bezerra

CLIQUE PARA AMPLIAR

Acabou levando o auditório ao delírio ao exigir que ele assinasse o protocolo na frente de todos. 

A bem da verdade, foi do meio do público que surgiram os mais importantes protagonistas do debate. Acho bom o leitor memorizar outros nomes: Marcelo Peres, da ladeira da Preguiça, e o surpreendente Wagner Moreira do movimento O Centro Histórico Sangra.


Nasce uma nova geração, mais consciente, pedindo passagem.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails