segunda-feira, 13 de julho de 2015

FESTIVAL DE CINEMA

27 filmes serão exibidos durante Festival Internacional em Salvador

O evento traz uma programação com 27 títulos entre longas e curtas

"My name is now, Elza Soares" é um dos filmes da mostra
"My name is now, Elza Soares" é um dos filmes da mostra
O In-Edit Brasil 2015 - 7º Festival Internacional do Documentário Musical, será realizado de 14 a 19 de julho na sala Walter da Silveira, Em Salvador.
O evento traz uma programação com 27 títulos entre longas e curtas, nacionais e internacionais, entre eles documentários sobre James Brown, Elza Soares, Carlos Imperial, Premê, Nas, Samba, Reggae, rock, entre outros. 
Paco de Lucía: La Búsqueda, de Curro Sánchez, abre o In-Edit Brasil no dia 14.
O festival traz também uma seleção com 18 filmes nacionais divididos entre longas e curtas. São eles: Eu sou Carlos Imperial, filme de Renato Terra e Ricardo Calil, que mostra a figura de Carlos Imperial; My name is now, Elza Soares, de Elizabete Martins Campos, um retrato visceral, lúcido, forte e sincero de uma das maiores cantoras do país.
Em Samba e Jazz, de Jefferson Mello, que traça um paralelo entre o Samba do Rio de Janeiro e o Jazz de New Orleans através do carnaval; Yorimatã, do diretor Rafael Saar, sobre Luli e Lucina, que formaram uma das duplas mais criativas e talentosas da música popular no Brasil; e Premê, Quase Lindo, filme de Alexandre Sorriso e Danilo Moraes, sobre a banda Premeditando O Breque, ícone da vanguarda paulistana que está há 40 anos na estrada.
O frevo está em destaque no filme Sete Corações (de Dea Ferraz); a conexão entre o São Luis (MA) e a Jamaica através do Reggae no doc Sintonizah, de Lecuk Ishida e Willy Biondani;  Jogo de Corpo. Capoeira e Ancestralidade, de Matthias Röhrig Assunção, Richard Pakleppa e Cinésio Feliciano, filme leva o mestre capoeirista Cobra Mansa à Angola para que ele conheça a ancestralidade de sua arte e de seu povo; Matança, de Maria Mazzilo Costa, sobre a tradicional festa de São João em Matinha (MA).
Já no documentário Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94, de Ricardo Alexandre, um selo independente criado pelos Titãs ao lado do produtor Carlos Eduardo Miranda, com financiamento e distribuição da gravadora Warner Music, teve história curta e marcante, lançando os Raimundos, Mundo Livre S/A, Little Quail & The Mad Birds, Maskavo Roots e Graforreia Xilarmônica, além do projeto paralelo dos titãs Branco Mello e Sergio Britto, o barulhentíssimo trio Kleiderman, entre outros.
Na programação de curtas, destaque para Araca - O samba em pessoa, de  Aleques Eiterer, sobre a cantora e conhecida jurada do programa do Silvio Santos, Aracy de Almeida; no documentário Iburi: Trompete dos Ticuna, o diretor Edson Matarezio mostra o processo de construção e execução do trompete Iburi é um dos rituais mais importantes para a tribo dos índios Ticuna.
Filmes internacionais
Um dos destaques desta edição é o documentário Mr. Dynamite: The Rise of James Brown, do aclamado diretor Alex Gibney e produzido por Mick Jagger. O filme mostra o início da carreira de Brown até seu envolvimento com a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, com entrevistas e imagens inéditas.
Propenso à depressão e solidão, o músico e compositor norte americano acabou sendo catapultado para a fama, ao ser indicado ao Oscar de melhor canção original com o filme “Gênio Indomável”. No documentário Heaven adores you, de Nickolas Rossi, também inédito no país, podemos conhecer melhor o personagem, seus problemas, suas ilusões, seu entorno e sua carreira meteórica.
Ainda na programação, os filmes Fresh Dressed, sobre a influência e a indústria da moda no Hip Hop e vice-versa ; um dos maiores nomes do Rap mundial em Nas: Time is Illmatic, de One9; The Damned: Don’t You Wish That We Were Dead, de Wes, Orshoski que retrata a banda inglesa depois de 40 anos de estrada; Rowland Howard e Nick Cave formaram, nos anos 1970, The Birthday Party, um grupo performático, com raízes no Punk e na poesia.
Desde então, sua lenda como músico talentoso não parou de crescer, essa história pode ser vista em Autoluminescent: Rowland S. Howard , de Richard Lowenstein e Lynn-Maree Milburn; o Punk Rocker mais estranho e autêntico de sua geração, tem uma história à altura em Basically, Johnny Moped, de Fred Burns (Johnny Moped); e Broken Song, de Claire Dix, sobre a cena do Hip Hop na Irlanda.
Veja a programação
14/07 - terça-feira
20h: Paco de Lucía: La Búsqueda (grátis)
 
15/07 - quarta-feira
14h30: Zirig Dum Brasília - A arte e o sonho de Renato Matos * (grátis)
16h: Sete Corações
18h: Yorimatã
20h: Mr. Dynamite: The Rise of James Brown
 
16/07 - quinta-feira
14h30: Matança (grátis)
16h: Jogo de Corpo. Capoeira e Ancestralidade
18h: Autoluminescent: Rowland S. Howard
20h: The Damned: Don't You Wish That We Were Dead
 
17/07 - sexta-feira
14h30: Sintonizah (grátis)
16h: Basically, Johnny Moped
18h: Sem Dentes - O Banguela Records e a Turma de 1994
20h: Fresh Dressed
 
18/07 - sábado
14h30: Premê. Quase lindo (grátis)
16h: Samba e Jazz
18h: Heaven Adores You
20h: Eu sou Carlos Imperial
 
19/07 - domingo
14h30: Curtas (grátis)
16h: Broken Song
18h: Nas: Time is Illmatic
20h: My Name is Now, Elza Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails