terça-feira, 29 de julho de 2014

DESIGN NO RIO DE JANEIRO

DESIGN EDITORIAL

Escola: Comunicação Visual
Horas: 400 horas
Idioma: Português
Início: Agosto de 2014
Término: Dezembro de 2015
Aulas: Segundas e Quartas-feiras, das 19h30 às 22h30

PÚBLICO-ALVO

Profissionais, pesquisadores e educadores de Design Gráfico, Design Visual, Mídias Digitais, Planejamento Editorial, Produção Gráfica, Jornalismo, Comunicação e Artes, entre outras áreas do mercado editorial.

OBJETIVO

O curso de Design Editorial tem por objetivo transmitir informações que permitam desenvolver e ampliar o conhecimento e as técnicas de elaboração do projeto gráfico editorial de forma profissional com uma linguagem contemporânea, respeitando a tradição da estrutura do livro, garantindo a legibilidade e servindo de referência para a criação de impressos nos suportes tradicionais e nas mídias digitais.

A arquitetura do design editorial articula texto e imagem, desenha uma mensagem que através de uma linguagem visual equilibrada, desperta a curiosidade do leitor e transmite informação para inúmeras pessoas. O conhecimento das etapas do projeto editorial, profissionais envolvidos no processo, materiais e recursos tecnológicos existentes no mercado, são fatores importantes no momento da criação que determinam a viabilidade e a qualidade do resultado final.

COORDENAÇÃO

Maria Helena Pereira da Silva

Arquiteta, trabalha com design gráfico e visual na Azeviche Design. Desenvolve projetos gráficos de livros, catálogos e folders para editoras, museus e galerias de arte. Entre os trabalhos educacionais, foi professora de Design Gráfico Editorial e Tipografia na Faculdade de Design da Universidade Salvador (2001-2008). Coordenadora e Professora do Curso de Comunicação Visual UFBA, Universidade Federal da Bahia (1990). Foi diretora de ensino e relações comunitárias da ABDesign – Associação Bahia Design (2001-2010) e criadora e coordenadora do projeto educacional GiRO Design Social (2005-2013).

ÁREAS DE ESTUDO

Cultural: Projeto Editorial, História do Impresso e das Artes Gráficas no Brasil, Estrutura do Livro, da Revista, do Jornal e do Catálogo, Planejamento Editorial, Edição do Conteúdo Textual e Iconográfico, Exercício do Olhar, Processo de Criação, Projeto Gráfico, Tipografia, Cor, Diagramação, Tecnologia do Papel, Livro Digital, Redação, Tradução e Revisão de Textos, Fotografia, Ilustração, Grafismos, Infografia, Produção Gráfica, Distribuição, Marketing e Mercado Editorial, Ética Editorial.

Técnica: Análise de Similares, Editoração Eletrônica, Softwares Gráficos, Tecnologia Gráfica, Atividades Interdisciplinares.

Projetual: Criação de projeto final na área editorial vinculado à uma empresa ou instituição, com conteúdo social, cultural, educacional, histórico, do meio ambiente ou de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails