quarta-feira, 16 de julho de 2014

LIBERDADE,JÁ!

Há algo de querer demonizar essas pessoas que me soa o pior entre tudo.
cláudio marques


"Tive a oportunidade de vir a cursar uma disciplina com Camila Jourdan no último semestre, o qual, na verdade, ainda não se concluiu, visto que tivemos que suspender as atividades acadêmicas durante todo o período de realização da Copa do Mundo. 

Findo o recesso, deveríamos ter retomado as aulas na segunda-feira, dia 14, mas, lamentavelmente, como sabemos, a Prof.ª Camila encontra-se encarcerada "preventivamente", encarceramento este manifestamente repudiado, dentre outros, pela OAB-RJ, como é público e notório.

Não é apenas por sua formação acadêmica robusta incontestável que Camila se destaca em sala de aula. É também pela maneira "democrática" com que divide o espaço com os alunos, pois além de incentivar os debates e acolher respeitosamente os pensamentos contrários, é capaz de se colocar na qualidade de "aprendiz" e rever seus próprios pensamentos.Como diz Michel Foucault, “ser ao mesmo tempo um universitário e um intelectual é tentar fazer funcionar um tipo de saber e de análise, que é ensinado e aceito na universidade, de modo a modificar não somente o pensamento dos outros, mas também o seu próprio. Esse trabalho de modificação do seu próprio pensamento e dos outros parece ser a razão de ser dos intelectuais.”

Marco Antônio Gambôa
Professor de Filosofia do IFCH-UERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails