segunda-feira, 21 de julho de 2014

PRIMEIRAS FOTOS...

...DO PROTESTO CONTRA O IPHAN.
Só para lembrar: trabalhadores e moradores receberam notificação para deixar seus imóveis nos arcos da Ladeira da Conceição (Salvador) no prazo de 72 horas. 
O assunto gerou um mal estar geral na sociedade baiana e um profundo descontentamento entre os formadores de opinião.
Apesar da chuva torrencial, mais de 60 pessoas insistiram para serem recebidas por diretor geral, Carlos Amorim que, como era de se prever, preferiu não estar presente no seu escritório, embora fosse horário de expediente. 
Mesmo assim uma comissão foi formada para conversar com o representante deste senhor...
(continua)

VOLTANDO AO ABUSO DE PODER...

Como já foi divulgado nas redes sociais, a SUCOM (prefeitura DEM) mandou um funcionário com um papel até a Ladeira da Conceição pedindo para os moradores e trabalhadores deixarem seus espaços em 72 horas sob o pretexto esdrúxulo de restaurar os arcos e adaptá-los para residencia de artistas.

O estranho é que o projeto anunciado, escrito de forma muito legível, era do PAC (Governo federal IPHAN - PT)

Claro que se trata de uma tentativa totalmente ilegal de acaparar locais usados pelos mesmos ocupantes desde várias décadas, alguns pagando devidamente seu aluguel conforme recibos apresentados.
Quando é de notoriedade pública que existem 1.550 imóveis desocupados no centre histórico de Salvador o questionamento se impõe:
Porque não adaptar algumas destas muitas casa para hospedar artistas ou quem quer que seja? Começando pelo casarões em ruína do outro lado desta mesma Ladeira da Conceição?
Não seria lógico primeiro restaurar o que está abandonado na mesma ladeira?

Obviamente existe um mega-projeto de alguns empresários ligados ao poder que sonha em "reabilitar" todo o centro de forma especulativa: 2 de Julho, encosta da Contorno até o Plano Inclinado Gonçalves.

O problema é:
Até quando os governantes vão continuar a exclusão social dos menos favorecidos, empurrando-os para as periferias? Vamos transformar TODO o centro da cidade num mega-condomínio de luxo? Criando dois mundos paralelos?

A inclusão social passa pela inclusão urbana.
Não a especulação imobiliária selvagem que desrespeita o cidadão e estabelece zonas de privilégios!
É cada vez mais evidente que o IPHAN é cúmplice desta prepotência!
Este órgão precisa ser repensado e seus dirigentes aposentados (ou presos)!

Um comentário:

  1. Não é repensar o IPHAN, mas os interesses particulares do grupo que está no poder! O IPHAN, pensado por Mário de Andrade, não cabia especulação imobiliária em áreas de memória histórico-cultural!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails