quinta-feira, 6 de março de 2014

PORTO E GENEROSIDADE

Nunca antes na história deste país se investiu tanto em portos. Em outros países. Depois da ajudinha de US$ 802 milhões para Cuba construir o Porto de Mariel, Dilma já prometeu ao presidente do Uruguai, José Mujica, que o Brasil financiará 80% de um terminal lá, que deverá custar US$ 500 milhões e cujas obras começam no fim do ano. Enquanto isso, nos portos brasileiros é aquele Deus nos acuda – caminhões ficam dias nas filas quilométricas esperando descarregar e parte da safra apodrece na beira da estrada. Prejuízo para os produtores e para o Brasil, que perde competitividade.

Brasil financiará 80% da construção de porto no Uruguai

Agência Estado

O presidente uruguaio, José Mujica, disse que o Brasil financiará 80% de um novo porto de águas profundas, o que ajudará a neutralizar os esforços da Argentina para controlar a navegação no Atlântico Sul. Ele afirmou em entrevista publicada no jornal República na terça-feira que as obras começarão em cerca de um ano.
O projeto, avaliado em US$ 500 milhões, será construído em Rocha, no Uruguai, e o Brasil bancará a maior parte disso por meio do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul. "O Brasil nos deu e nos dará uma grande mão com esse trabalho", comentou Mujica. "O Uruguai não tem a capacidade para financiar isso por si só e depende, por enquanto, de ajuda externa."
O vice-presidente uruguaio, Danilo Astori, forneceu mais detalhes sobre o porto em entrevista à agência de notícias Associated Press. Segundo ele, o Uruguai precisa de outro porto de águas profundas porque os atuais já estão operando com cargas recordes.
Astori prevê que o projeto transformará a economia do país, libertando a indústria de navegação das políticas protecionistas da Argentina.
Em outubro, o ministro de Economia da Argentina começou a desviar as embarcações que paravam nos portos do Uruguai, a fim de promover os portos argentinos e pressionar o país vizinho a fazer concessões nas negociações sobre um novo acordo de navegação no Mercosul.
Os portos de Buenos Aires e Montevidéu disputam há séculos o domínio dos embarques na região, mas o último decreto elevou os custos em ambos os países. Principal empresa de contêineres em Montevidéu, a Katoen Natie, anunciou 500 demissões em dezembro, enquanto a Câmara de Comércio da Argentina pediu ao ministério a revogação da proibição, dizendo que a medida aumentava os custos e as dificuldades operacionais. Fonte: Associated Press. 

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