quarta-feira, 26 de março de 2014

BIENAL DA BAHIA III


O Arquivo Público do Estado da Bahia que ocupa a famosa Quinta dos Padres, originária de 1625 e tombada como monumento do Brasil desde 1949, sedia nesta sexta-feira (28), a partir das 10h, o primeiro encontro do projeto ‘Campo Gravitacional Arquivo e Ficção’. Integrando as ações da 3ª Bienal da Bahia – que será aberta em 29 de maio próximo –, o projeto com o Arquivo Público coloca artistas convidados pela curadoria para produzir trabalhos para a 3ª Bienal a partir dos documentos das bibliotecas. Participam arquivistas, bibliotecários, museólogos, além de estudantes dessas áreas.
A 3ª Bienal é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), via convênio entre Fundação Hansen Bahia e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), sob coordenação geral do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).  O Arquivo Público do Estado é administrado pela Fundação Pedro Calmon (FPC), também vinculada à SecultBA.
De acordo com uma das curadoras-chefe da 3ª Bienal da Bahia, Ana Pato, o projeto observa e discute práticas dos espaços da memória, “mais especificamente, dos arquivos e das bibliotecas”, afirma Ana Pato. O projeto prevê ações artísticas, articulação com instituições que atuam com a memória, grupos interdisciplinares, oficinas literárias, além de feiras. “Todos com o tema do arquivo, tendo a arte contemporânea como fio condutor”, explica a curadora.

INTERNACIONAL – Para o encontro na ‘Quinta dos Padres’, onde está o Arquivo Público da Bahia, foi convidado o fotógrafo, videoartista e químico Eustáquio Neves. Com vasto currículo, exposições em Tóquio (Japão), Stuttgart (Alemanha), Dakar e Lagos (Nigéria), Madri (Espanha), Nova York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e capitais brasileiras, Eustáquio desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias de fotos. Nos últimos três anos ele pesquisa as mídias eletrônicas, sequência e movimento, obtendo prêmios e a consagração nacional e internacional.
A atividade acontecerá no laboratório de restauro do Arquivo Público, com a participação da equipe desse setor. Participam ainda estudantes do Departamento das Ciências da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), funcionários dos arquivos públicos municipal e estadual. Durante o encontro a equipe do laboratório falará sobre suas experiências no restauro de passaportes de escravos da época do Império brasileiro, e Eustáquio sobre o projeto que está desenvolvendo na Bahia, a partir da documentação da Coleção Estácio de Lima.
O Arquivo Público recebe visitantes que integram as ações educativas. Agendamento via endereço eletrônico apb.fpc@fpc.ba.gov.br. O projeto da Bienal tem parceria do Arquivo Histórico Municipal (Fundação Gregório de Mattos); Arquivo do Estado, Centro de Memória da Bahia e Bibliotecas Públicas do Estado (Fundação Pedro Calmon); o Instituto de Ciência da Informação, Escola de Museologia e Museu Afro-brasileiro MAFRO (UFBA). Informações sobre a 3a Bienal são disponibilizadas no sitewww.bienaldabahia2014.com.br.

Em 26.03.2014
3ª BIENAL DA BAHIA 2014
Assessoria de Imprensa da 3ª Bienal
José Antonio Moreno – Companhia de Comunicação

Coordenação de Comunicação Institucional da 3ª Bienal
Geraldo Moniz de Aragão (drt-ba nº1498)
(71) 8731-2641, 9922-1743, 9110-5099
(71) 3117-6490, 3116-6673
Facebook: Ipacba Patrimônio
Twitter: @ipac_ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails