quinta-feira, 20 de março de 2014

CIDADES-MUSEU E MUSEOLOGIA

PARA TRABALHAR COM CULTURA E MEMÓRIA NA BAHIA É PRECISO TER UMA BOA GOTA DE SANTIDADE, MUITA FORÇA DE VONTADE E AINDA MAIS TEIMOSIA. 

ESTAS QUALIDADES NÃO FALTAM A PROFESSORA HELOÍSA HELENA COSTA.  ASSIM QUE SALVADOR TEVE TRÊS DIAS DE INTELIGÊNCIA ANTES DOS GRUPOS DE PAGODE E AXÉ MUSIC QUE IRÃO INFERNIZAR A CIDADE SOB PRETEXTO DE CELEBRAR O ANIVERSÁRIO DA CAPITAL.

NÃO TENDO FORMAÇÃO ACADÊMICA, CONFESSO TER ME SENTIDO EXCLUÍDO DA PRIMEIRA MANHÃ DE PALESTRAS E COMO EU COM CERTEZA UMA BOA PARTE DA NUMEROSA ASSISTÊNCIA NÃO SE ADAPTOU A MONOTONIA DAS PALESTRAS LIDAS.

ME PARECE QUE OS PALESTRANTES DEVERIAM ADAPTAR SEU DISCURSO AO PÚBLICO LEIGO NO ASSUNTO, MAS INTERESSADO EM PARTICIPAR NA DEFESA DA MEMÓRIA DE SUA CIDADE.

FELIZMENTE OUTROS PARTICIPANTES SOUBERAM CATIVAR O PÚBLICO.
FERNANDO GUERREIRO, PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATTOS, FOI UM DELES. 
FALANDO SEM TEXTO, ELE DEIXOU CLARO AS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DE SEU POSTO.
 PELO QUE TRANSPARECE DA POLÍTICA MUNICIPAL - JÁ NO SEU SEGUNDO ANO DE GESTÃO - DUVIDO QUE ELE PERMANEÇA ATÉ O FIM DO MANDATO.

CLARO E OBJETIVO, O ENGENHEIRO GERSON SAMPAIO FALOU COM SIMPLICIDADE DE UM TRABALHO ESSENCIAL, MAS POUCO DIVULGADO: A MONTAGEM TÉCNICA DE UM MUSEU..


MICHEL BONNETTE, CONSULTOR DA UNESCO

O ARQUITETO LOURENÇO MUELLER APRESENTOU UMA PROPOSTA MUITO INTERESSANTE DE MUSEU AMBULANTE, DENTRO DA FILOSOFIA  QUE SERIA, NO DIA SEGUINTE, DEFINIDA PELO CONVIDADO ESPECIAL, O CANADENSE MICHEL BONETTE NUMA DEMOSTRAÇÃO DE COMO FALAR BEM SEM  USAR DE LINGUAJAR HERMÉTICO. 
O QUEBEC SE TORNARIA A REFERÊNCIA DO SEMINÁRIO.

SUELY CERAVOLO, DA UFBA E OS PALESTRANTES 
ORDEP SERRA E PAULO ORMINDO

NO TERCEIRO DIA, O ARQUITETO PAULO ORMINDO DE AZEVEDO DEIXOU CLARO SEU REPÚDIO A POLÍTICA ESTADUAL EM MATÉRIA DE PLANEJAMENTO E O MUITO QUESTIONÁVEL PROJETO DE PONTE SALVADOR / ITAPARICA.

 O MOMENTO MAIS ESPERADO POR MUITOS ERA A PALESTRA / DESABAFO DO PROFESSOR ORDEP SERRA. NÃO DECEPCIONOU. PENA AS CÂMERAS DAS TELEVISÕES NÃO TEREM DIVULGADO SEU INCONFORMISMO!

RESTA LAMENTAR QUE AS AUTORIDADES NÃO ABRAM ESPAÇO PARA A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS. 
MUITOS SÃO OS QUE DESEJAM OPINAR, OFERECER SOLUÇÕES, MAS SÃO VISTOS COMO ELEMENTOS INCÔMODOS.
NA BAHIA VIVEMOS UMA PERMANENTE SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO DE CIDADANIA:  TODAS AS DECISÕES SÓ PODEM VIR LÁ DE CIMA.
QUANTA FALTA DE MATURIDADE DEMOCRÁTICA!...

COMO PARA ILUSTRAR ESTAS AFIRMAÇÕES, FOI CONSTATADA PELA MESA E PELOS PARTICIPANTES A AUSÊNCIA DE QUALQUER REPRESENTANTE DO IPAC, DO IPHAN E DA PREFEITURA . 
DA CÂMARA DOS VEREADORES SÓ UM, NO ÚLTIMO MOMENTO, QUASE QUE EMPURRADO ATÉ A PRIMEIRA FILA DA PLATEIA POR UMA MUSEÓLOGA E QUE NÃO FICOU MAIS DE DEZ MINUTOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails