sexta-feira, 8 de abril de 2016

ARTE NA PRAIA DO FORTE



FESTIVAL DE ARTE EM PRAIA DO FORTE



O Primeiro Festival Rede Sonora de Arte e Cultura do Município de Mata de São João movimenta no dia 16.04, sábado, a Vila de Praia do Forte, com shows gratuitos que começam às 17h30 e reúnem, a convite dos músicos anfitriões Amadeu Alves e Fabrício Rios, artistas de Salvador e artistas de Praia do Forte. A festa começa com a poeta Boneca Maricelia, apresentadora oficial do  Festival Rede Sonora. Logo em seguida sobem ao palco a Banda Necta e a Banda de Raízes. Chega então hora do Rede Sonora se apresentar, com Amadeu Alves e Fabrício Rios que desta vez convidaram o cantor e compositor Joaquim Carvalho. 
O Projeto Rede Sonora traz em sua essência o trabalho de parceria musical entre dois artistas de Itapuã - Amadeu Alves  e Fabricio Rios, que declara que o Festival, “por si só comunica e  abrange muito mais que a experiência e vivência desses dois trovadores urbanos...” Fabrício explica que na sua execução e apresentação no festival sempre tem um  convidado especial, seja ele cantor,  instrumentista, contador de causos,  poeta. “Isso proporciona sempre uma novidade nos shows, possibilitando ao  convidado mostrar sua arte, dando uma dinâmica  interessante pra quem assiste e uma surpresa, um colorido até para quem organiza o evento. É uma alegria muito grande poder fazer parte desse Projeto e lançar essa Rede Sonora em mais espaços que possam inspirar e transformar vidas, cada vez mais”, declara emocionado o músico.

Programação do Festival – No sábado seguinte, 30.04, sábado, às 17h30, na Vila de Praia do Forte  mais uma noite de shows inesquecíveis  que começam com o grupo de chorinho Recordar é Viver e o Samba de Dona Moça. Em seguida Amadeu Alves e Fabricio Rios convidam as Morenas de Itapuã para sambar ! Será que a Boneca Maricelia não vai entrar na roda ? O Primeiro Festival Rede Sonora de Arte e Cultura tem patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”. Realizado pelo Grupo Meireles, tem como parceiros a Casa da Nati, os Projetos Floresta Sustentável e Tamar, a Turisforte, o Albergue Praia do Forte e o Enseada do Castelo. Os músicos Amadeu Alves e Fabrício Rios há cinco anos fazem o vitorioso projeto musical Rede Sonora, na Casa da Nati, em Praia do Forte.

Sobre o Rede Sonora -  Rede Sonora é um projeto concebido pelos músicos e compositores Amadeu Alves e Fabrício Rios, cuja parceria, dividindo palcos e criações, tem mais de vinte anos. Em 2005, produziram, de forma independente, o primeiro CD “Amadeu Alves + Fabrício Rios” de música instrumental, com oito faixas autorais, gravaram os Cd´s Nove Estrelas e Acordes nas Estrelas, além de participações em várias coletâneas. Desde então, o projeto tem fortalecido a criação de uma rede de artistas com trabalhos autênticos, interpretação e produção autoral que mostram o quanto a música brasileira, de refinada qualidade técnica e sensível fluência lírica, continua viva no seu processo de criatividade e renovação. A Rede desdobrou-se nos projetos Rede na Praia, Rede na Varanda e Ciranda na Rede, com a realização de shows e intercâmbios de artistas baianos, nacionais e internacionais.

O atual projeto, seguindo trajetória de sucesso, comemorou, em novembro de 2015, cinco anos de parceria com a Casa da Nati, espaço cultural localizado em Praia do Forte–Bahia, onde os artistas conquistaram um público fiel. Mais que isso, promoveram um crescimento da qualidade da produção cultural de Praia do Forte. Amadeu Alves e Fabrício Rios vêm se apresentando desde 2010, sempre com convidados especiais, movimentando a noite desse balneário paradisíaco com música de alta qualidade, rigor técnico, lirismo e alegria vibrante compartilhada em todas as estações.
O projeto Rede Sonora, ao longo da sua existência, vem fortalecendo a cena musical baiana e oportunizando um palco de shows permanente para os nossos artistas, chegando ao estágio de busca de um caminho de evolução, tendo agora um projeto aprovado pela lei Rouanet para realização da primeira turnê nacional e gravação do CD “Canções da Rede Sonora”, prevendo as participações de artistas como Márcia Castro, Pedro Ivo, Jussara Silveira, Pepeu Gomes, Margareth Menezes, Jackson Costa e Bule Bule, Armandinho Macêdo, Carla Visi, Xangai, Alexey Martinez e As Morenas de Itapuã. que contribuirá diretamente com essa necessidade de crescimento.
Tendo recebido, nesses últimos cinco anos, mais de oitenta artistas convidados, a Rede Sonora vive um momento fértil de amadurecimento e grande inspiração, com a agenda de shows sempre ativa e crescente, a exemplo da sua participação, em janeiro/fevereiro de 2016, no Mercado Iaô, protagonizado pela Fábrica Cultural de Margareth Menezes, na abertura de shows da anfitriã com participações de Gilberto Gil, Daniela Mercury e Carlinhos Brown. Nos shows, as canções autorais de Amadeu Alves e Fabrício Rios são aplaudidas e prestigiadas, com expressiva venda de CDs dos artistas envolvidos.
O diferencial deste projeto é que, além de potencializar e consolidar o trabalho artístico e autoral dos artistas gestores da Rede Sonora, tem implícita a missão de fortificar e interligar a rede de artistas da cena musical da Bahia, especialmente, e da cena nacional. 

Assessoria de Imprensa - Doris Pinheiro - 71 98896-5016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails