sábado, 16 de abril de 2016

DOCES NEVES


Já de noite fechada, o carro estacionou numa rua escura a beira do Bósforo. Meus amigos istambulenses perguntaram se eu gostava de sorvete e, na afirmativa, chamaram um rapaz que se aproximou do carro. Em poucos minutos recebi uma taça com bolas que a escuridão não permitia definir. Doce, cremoso, de sabor delicado, mas totalmente desconhecido. 

O tradiconal Tavuk Gogsu

Perguntei qual era a fruta. Era uma versão gelada do Tavuk Gogsu, ou seja: sorvete de peito de frango!

Em Paris, anos 60, com a cúmplice Claudine, procurávamos os melhores sorveteiros de Paris. Chegamos a conclusão que o “cassis” provado na ilha Saint-Louis era de longe nosso preferido. Bertillon se tornaria famoso em pouco tempo.

Em Cascais as delícias de Santini, na avenida Valbom, perto da estação de trem, eram sobremesa clássica nos jantares mais elegantes. Meu favorito sendo o sorvete de morango. A casa ainda existe e eu, a cada passagem por Lisboa, continuo freguês...

Sem dúvida o melhor sorvete de Salvador

Quando cheguei a Salvador, em 1975, costumava me refrescar numa sorveteria do Relógio de São Pedro que há muito desapareceu.
Recuperei o entusiasmo pelas doces neves quando o Glacier Laporte abriu na esquina do Cruzeiro de São Francisco, centro histórico de Salvador.



Em caso de chuva ou calor excessivo...

O profissionalismo do Georges (pronunciar Jorge) e sua constante busca pela perfeição me impressionaram logo no primeiro momento. Formado com a tia, Martine Lambert, respeitada sorveteira em Paris e Deauville, ele sabe o caminho da excelência. Desde 2002, devo ter provado todos os sabores. 

 SORVETE DE CARAIBAS


Preferências? Tiramissu, Limão, Coco, Especiarias, Pé de moleque, Martinica e a última criação, Caraibas, gostosa alquimia de acerola, limão e gengibre. Conhecido nos meios gourmets, fornece os melhores restaurantes de Salvador, aqueles que sabem a diferença entre gastronomia artesanal e produção industrial. Já recebeu várias propostas de associação para ampliar, criar sucursais, mas sempre recusou, acreditando que assim perderia o controle da qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails