IPAC cria visita guiada virtual aos museus baianos
A riqueza dos museus baianos pode ser conhecida também através do projeto ‘Visita Guiada Virtual dos Museus do IPAC’, já disponível no link www.youtube.com/watch?v=QU8- 5kvcwog&app=desktop. A iniciativa é Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Além do vídeo, cerca de 200 DVD serão distribuídos pelo IPAC para instituições educacionais e culturais.
Trata-se de um vídeo de aproximadamente 15 minutos que guia o espectador por 10 museus do IPAC. Em Salvador, estão o Museu de Arte Moderna (MAM), Palacete das Artes, Solar Ferrão, Palácio da Aclamação, Museu de Arte da Bahia (MAB), além dos museus Tempostal e Udo. No interior, os museus Wanderley Pinho (Candeias), Recolhimento (Santo Amaro) e Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu).
INTERNACIONAL – “Produtos que possibilitam a difusão internacional dos acervos de museus baianos via Web são fundamentais para facilitar o acesso da população baiana, e de outros potenciais visitantes, como estudantes, pesquisadores e turistas com essa riqueza”, diz o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Segundo ele, a produção do vídeo foi possível com recursos do Fundo de Cultura da Bahia. “O projeto venceu o Edital Setorial de Museus do IPAC nº15/2013, com orçamento de cerca de R$ 100 mil”, explica João Carlos.
No roteiro, uma personagem conhece sua história através da memória dos museus. Ela percorre o Solar Ferrão, que abriga coleções de artes africana, sacra e popular, além de instrumentos do pesquisador musical suíço-brasileiro, Walter Smetak (1913-1984). No Tempostal, ela mostra os 45 mil postais bordados, aquarelados, adornados com pedrarias, plumas e até cabelo humano. Mobiliários, indumentárias, desenhos e pinturas do MAB e Museu Wanderley Pinho também aparecem. Além do Palacete e do MAM que tem cerca de 1,2 mil obras de arte moderna e contemporânea.
“O vídeo envolve diferentes museus em um só projeto”, lembra a coordenadora de Editais do IPAC, Ana Coelho. Ela ressalta que o trabalho serve ainda como ferramenta para ações educativas de forma lúdica e bem humorada.
ACERVOS e EDIFICAÇÕES – O vídeo foi dirigido e produzido pelo baiano Vladimir Vasconcelos. “Escolhi um projeto para os museus para atrair mais o público, principalmente o infanto-juvenil”, relata Vasconcelos. Além dos ricos acervos, a edição mostra belas edificações dos museus, as salas expositivas e a variedade de coleções artísticas.
A atriz do vídeo foi Priscila Campos. Roteiro de Daniel Dourado e a fotografia de Pedro Smanovischi. Câmera de Pedro Ribeiro, e som de Napoleão Cunha. Figurino de Sika Caió, produção de Rafaela Uchoa, eletricista Juscelino Pinto, pesquisa de Tarso Ferreira, trilha de Luizinho Assis, mix de Napoleão Cunha, tradução inglês Sabrina Gledhill, tradução em Libras de Neemias Santana, e Antônio Presídio como motorista da equipe. Mais dados sobre editais do IPAC via telefone (71) 3117-7482. Conheça oslinks www.ipac.ba.gov.br e www.ipac.ba.gov.br/museus. Acesse o Facebook ‘Ipacba Patrimônio’ e o Twitter @ipac_ba.
Fotos em BAIXA resolução ANEXAS.
Fotos em ALTA resolução no LINK do Flickr:
Crédito Fotográfico obrigatório - Lei nº 9610/98: Pedro Semanovisch
Nenhum comentário:
Postar um comentário