Snowden revela que Israel criou o Estado Islâmico ISIS para criar um 'inimigo'
Estados Unidos - Sott.net - Grande polêmica estão causando as novas declarações de Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Inteligência do Governo dos Estados Unidos, NSA (siglas em inglês), quem acaba de revelar que os serviços de inteligência de EEUU, Reino Unido e Israel colaboraram juntos, através da Mossad (Agência de segurança de Israel), na criação do Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL ou também conhecido como ISIS). Foi a Mossad, quem formou uma organização terrorista que pretendia unir a todos os grupos extremistas do mundo a um sítio, usando a estratégia denominada “o ninho da vespa”.
Para que criar estar organização terrorista?
De acordo com documentos publicados por Edward Snowden, o propósito desta organização, é proteger o Estado Sionista, através da implementação do “ninho da vespa" por meio da criação de lemas religiosos e islâmicos, de tal modo que "a única solução para a proteção do Estado judeu é criar um inimigo perto das suas fronteiras", assinalou Snowden.
Nesse sentido, as filtrações de Snowden descobrem que o Mossad procurou o treino militar, cursos de oratória e teologia, ao líder do Estado Islâmico, Abu Bakr Ao Baghdadi.
O Estado islâmico (EIIL ou ISIS), provocou um violento levante no Iraque. Embora não se conhecem os dados exatos do financiamiento do ISIS acredita-se que controla 2.000 milhões de dólares e se compõe de 10.000 combatentes, o que permite este grupo combater exitosamente contra o Exército iraquiano e assim tentar controlar uma região que se estende desde a cidade de Alepo na Síria, até as cidades de Faluya, Mosul e Tal Afar no Iraque.
Cabo assinalar que o grupo armado islâmico ISIS, uniu-se oficialmente em 2004 à organização terrorista da o Qaeda, da qual foi fundador Osama Bin Laden, quem por sua vez foi financiado pela Agência de Investigação e Inteligência de Estados Unidos (chame-se CIA), está documentado e reconhecido o financiamiento ao menos durante a batalha contra as tropas da União Soviética, embora diversos peritos e jornalistas assinalam que a relação poderia ser mais longeva.
Nesse sentido, a proximidade entre estes dois grupos terroristas favoreceu a expansão do Estado Islâmico e a morte de muitos cidadãos iraquianos. Ainda, segundo os peritos o EIIL ou ISIS é mais poderoso do que a Al Qaeda, a organização da qual anunciou a sua separação este ano.
O ISIS controla grande parte do território de Iraque, assim como parte da Síria. Porém, outros grupos insurgentes rejeitaram e até combatido a presença de ISIS. Tal é o caso do Exército Livre Sírio, a Frente Islâmica e a Frente Al Nusra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário