quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A POLÍCIA, O HB20 E...


Resultado de imagem para FOTOS DO HB20

 ...A SENTENÇA DE ROUBO 
DE QUEM TEM UM 

Essa semana, uma aluna minha estacionou o carro num determinado bairro da orla de Salvador, saiu de dentro só com a chave do veículo na mão e pretendia andar uns minutinhos. 
Deu poucos passos e foi abordada por um rapaz sereno, de fala baixa, camisa polo enfiada numa calça jeans e todo nos trinques. Ordenou a querença das chaves do carro na mão da menina. Ela sequer "realizou" o que estava a se passar por dali. Ficou estatelada, sem ação, reação, compreensão. Literalmente não entendeu nem o enunciado, nem a enunciação e tampouco o anunciado. O moço tirou o revólver do jeans, apontou para a cabeça da menina e repetiu: "passa a chave". 
Um guardador de carro achou por bem se aproximar e traduzir o que a menina, literalmente, tirada do real pelo susto e medo, insistia em não realizar. Havia virado "istalta". O guardador interveio: "menina, entrega essa chave!" Também sem fazer alarde. Enfim, ela entendeu a regra do jogo e entregou as chaves. 
Saiu com as pernas bambas, deu uma parada na primeira porta que viu aberta, ressuscitou e, ainda atordoada, foi orientada ir até a polícia do bairro avisar do assalto à mão armada, para, quem sabe, haver alguma chance de a polícia dar algum comando que gerasse uma possibilidade mínima de alertar outros policiais das imediações sobre seu HB20 recém levado. 
Depois de meia dúzia de frases, veio a bronca federal, da boca do policial para a menina roubada e ainda atordoada: "minha filha, o que você estava fazendo? Você tá brincando com sua própria vida?! Como é que você sai por aí com um HB20, sabendo que esse é hoje o carro mais roubado de Salvador?! Você não sabe que esse carro não tem peça de reposição no mercado e que ele é roubado toda hora para ser vendido no mercado de desmanche de peças que serão usadas como reposição por quem tem um e dá problema?"
Não, ela não sabia. Nem eu. E como se faz para fazer a reposição de um agente da lei, remunerado pela sociedade, que diz isso a uma menina que acabou de ter um revólver apontado para a cabeça?

MALU FONTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails