quarta-feira, 21 de outubro de 2015

LULA: FORA CARDOZO!

Lula articula saída de Cardozo e ida de Wadih Damous para Justiça

POR GUILHERME AMADOO ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo
Acendeu o alerta na segunda corrente mais importante do PT, a Mensagem ao Partido, sobre a nova etapa de uma articulação liderada por Lula para tirar José Eduardo Cardozo e tornar ministro o deputado Wadih Damous, ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro e eleito suplente do PT do Rio nas últimas eleições.
Semelhante ao esforço de Lula para tirar Joaquim Levy da Fazenda e substituí-lo um nome indicado por ele, o movimento de substituição de Cardozo por Damous faz parte da estratégia do ex-presidente de tomar para si o governo de Dilma.
O grupo que pressiona Dilma politicamente pela substituição de Cardozo é formado basicamente por petistas da Construindo um Novo Brasil, a mais forte corrente petista, que reinou durante o governo Lula, sobrevivendo ao mensalão e a todas as crises por que o PT passou desde que se tornou governo, em 2003. É a corrente de José Dirceu.
Fazem parte desse grupo contra Cardozo alguns petistas de São Paulo (José Mentor e Vicente Cândido) e de outros estados, a exemplo do líder Sibá Machado (AM), Luiz Sérgio (RJ) e Gabriel Guimarães (MG). Em São Paulo, Arlindo Chinaglia resistia a aderir ao movimento para tirar Cardozo, mas também tem participado de reuniões sobre o tema.
Mas por que Wadih Damous? O fascínio de Lula por Damous começou lá atrás. Damous foi dos primeiros a deixar o termo mensalão e adotar o “AP 470″, que depois virou o nome de guerra dos governistas.
Foi neste ano, no ato em defesa da Petrobras, no Centro do Rio, em 24 de fevereiro, que Damous fez um discurso que fascinou Lula.
Damous disse acreditar que as delações premiadas que embasam a Lava-Jato seriam equivalentes à tortura na ditadura, desta vez psicológica - uma rematada bobagem, aliás.
Divulgação
Lula decidiu aí que levaria Damous, de gravata vermelha na foto acima, para a Câmara. Viajou ao Rio e conversou com Luiz Fernando Pezão e Eduardo Paes em busca de uma sombra nos governos do PMDB no Rio para um dos deputados federais petistas. Caso isso rolasse, Damous ganharia um microfone. E Lula, um ventríloquo.
Na Câmara, Damous chegou com a missão de ser uma voz de peso com bom conhecimento jurídico para atacar as "arbitrariedades da Lava-Jato". E assim foi feito.
Ora na CPI da Petrobras, ora no plenário da Câmara, Damous sempre discursou nessa toada. A mais forte demonstração de lealdade de Damous ao projeto de poder da CNB foi no dia da prisão de José Dirceu, 3 de agosto, num ato na Associação Brasileira de Imprensa.
Naquele dia, enquanto caía para muitos petistas a ficha de quanto Dirceu está envolvido na Lava-Jato, disse Damous:
— Daqui a pouco, todos nós vamos estar na cadeia. Somos todos governados por uma república fascista do Paraná. O que aconteceu com o companheiro José Dirceu foi uma excrescência.  Sou solidário a ele. Mas é mais que isso. É ser solidário ao Estado democrático de direito.
Lula soube e ficou maravilhado.
Mas como convencer Dilma, que gosta e está satisfeita com José Eduardo Cardozo? A estratégia por que Lula optou foi sugerir Michel Temer, sabendo que Dilma não aceitaria deslocar o vice, então responsável pela articulação política, para a Justiça.
Em seguida, Lula fez chegar a Dilma o nome de Nelson Jobim. Ora, Lula também sabia que Dilma não toparia o ex-presidente do STF. Os dois nunca se entenderam e foi um alívio para ela, ainda no primeiro ano de governo, demiti-lo do Ministério da Defesa e não ter que lidar com alguém que a peitasse.
A terceira opção, agora, é Damous, o fiel soldado capaz de argumentar com firmeza contra a Lava-Jato e, no entendimento de Lula e da CNB, hábil para controlar a PF.
Wadih diz não estar ciente da articulação, embora um punhado de reuniões no Instituto Lula, para abordar diferentes temas, venham acontecendo com a presença dele há pelo menos três meses.
Diz Wadih:
— O Lula nunca falou disso comigo, não sei de nada sobre isso e não sei desses movimentos que você descreveu. Gente da bancada brinca comigo dizendo que me quer ministro, mas sempre atribuo isso a uma notinha ou outra que surge por aí falando nisso. Mas vou procurar saber. Fico até honrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails