segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CARTA AOS MUSEÓLOGOS DO NORDESTE

Prezadas (os) Colegas,
O Conselho Regional de Museologia 1ª Região, (Nordeste, exceto Piauí) iniciará a eleição para novos Conselheiros, gestão 2015-2017, momento de extrema importância para que possamos construir novas formas de fiscalização junto aos profissionais Museólogos e consequentemente o fortalecimento da nossa profissão.
Nos anos de 2013-2015, a equipe do Conselho Regional de Museologia 1ª Região realizou diferentes ações para agilizar os procedimentos técnicos de fiscalização de profissionais e instituições museológicas. Para tanto, executou acompanhamento de concursos, parcerias e apoios a evento técnicos e acadêmicos além de ter realizado reuniões abertas com profissionais museólogos e museus, com o objetivo de aproximar o Conselho das questões pertinentes à profissão. 
Entretanto, com o desligamento de alguns Conselheiros, por assumirem compromissos profissionais e com isso, ficarem sem tempo disponível para cumprir com as responsabilidades junto ao Conselho, o volume de trabalho aumentou, acarretando atraso nas demandas solicitadas pelos profissionais museológicos, principalmente no que tange a emissão de carteiras, transferências de Conselhos e solicitação de registros. 
Assim, nesse momento, torna-se imprescindível a sua participação, para que possamos renovar o quadro de Conselheiros e darmos continuidade ao processo de aprimoramento das ações relativas à fiscalização e atendimento junto aos profissionais e instituições museológicas do Nordeste.
Logo, esta eleição deve preencher os cargos de Vice-Presidente, Tesoureiro, 2º Secretário (que não foi preenchido na eleição passada) e 02 (dois) cargos à suplência, representativos junto ao COFEM, totalizando 05 (cinco) vagas.
Ressaltamos que a eleição baseia-se na Resolução 03/2015 que atende ao calendário abaixo:
Art. 5º – O Calendário Eleitoral deverá obedecer às seguintes datas: 
a) De 01 a 16/10/2015 – Os COREM’s deverão divulgar o Calendário Eleitoral, com respectivos números de vagas para o sistema COFEM-COREM’s, por meio de Portaria;
b) De 19 a 30/10/2015 – Recebimento das candidaturas;
 c) Até 05/11/2015 – Comunicação do deferimento ou indeferimento aos candidatos, por meio de telegrama ou e-mail;
d) Até 12/11/2015 – Data limite para recebimento de recursos;
 e) Até 17/11/2015 – Prazo final para julgamento e comunicação dos recursos;
 f) De 18/11 a 22/11/2015 – Divulgação dos nomes dos candidatos aos COREM’s e COFEM e data limite para convocação de eleições. Na convocação deverá constar também, a data e o local de sua realização;
g) De 23 a 30/11/2015 – Período Eleitoral e apuração dos votos. A apuração dos votos deverá ser realizada pelos integrantes da Comissão de Ética Profissional e Fiscalização;
h) Dia 03/12/2015 – Divulgação dos resultados para o COFEM e junto aos inscritos, por meio de carta ofício;
i) Entre 05 e 13 de dezembro de 2015, realização das assembléias que irão escolher a nova diretoria dos COREM's, cuja posse se dará em janeiro de 2016;
 j) 31/12/2015 – Término dos atuais mandatos;
 k) 01/01/2016 – Início dos mandatos dos novos Conselheiros dos COREM’s;
l) Entre 02 e 18/01/2016 – Posse dos novos Conselheiros do COFEM.
 Parágrafo primeiro – Para facilitar a dinâmica do processo eleitoral, os COREM’s estão autorizados a receber, no período de 23 a 30/11/2015, votos por meio de correspondência postal ou eletrônica (e-mail), com o remetente devidamente identificado, desde que atenda o disposto em seu respectivo REGIMENTO INTERNO.
 Parágrafo segundo – Serão considerados válidos os votos que forem enviados por correio postal ou eletrônico e chegarem aos COREM’s até às 24h do dia anterior ao da apuração no respectivo COREM.
Esclarecemos que todos os profissionais Museólogos são de extrema importância para que possamos continuar aprimorando as ações de fiscalização e registro profissional. Lembrando que esse Conselho e sua ação na sociedade é de RESPONSABILIDADE de todos NÓS.
OBS: Divulguem por favor com seus pares.
Cordialmente.

Antonio Marcos Passos
Presidente
Registro 0221.I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails