segunda-feira, 20 de setembro de 2010

RETALHOS 20

Para substituir a estrela que ainda, por enquanto, preside os destinos da Secretaria Estadual de Cultura, acabam de me sugerir o nome de Paulo Alcoforado, baiano morando no Rio e diretor da Ancine, muito próximo de Orlando Sena. Já que o marasmo reina absoluto nas outras áreas, vamos pelo menos dar uma força ao cinema baiano?

Cuba. É quando a esclerose começa a produzir seus deslizamentos que Fidel Castro finalmente descobre a pedra filosofal. Admite que teve atitudes negativas – e como as teve! - e que o modelo socialista está ultrapassado. Quem diria?  Só agora? Foi exatamente minha conclusão após passar duas semanas na Havana, em 1999. Será que o Fidel leu minhas crônicas publicadas na Gazeta Mercantil e colocou a cabeça nos ombros? Brincadeiras à parte, não há ninguém que por aquelas bandas passeasse por duas horas sem chegar à mesma conclusão. Mesmo para tomar um cafezinho no balcão foi para mim um problema, até com medo da polícia. Outro dia eu conto.

De Samuel Celestino: “Foi-se o tempo em que Lula falava em 300 picaretas freqüentando a Câmara dos Deputados. Dos remanescentes deles, boa parte está com Lula e à sombra do PT, no partido ou no arco de legendas aliadas. Onde a sombra é farta, segura e gera fartos dividendos”. Alguém para desmentir esta afirmação?

Autoritarismo. De repente meu crédito no Skype desapareceu com minha lista de contatos. Tentar reaver, quem se habilita?  O jeito foi recomeçar de zero. Só que agora o leão meteu a pata e até nas ondas sonoras exige seus 30%. Deve haver uma pressãozinha das telecomunicações... Ou você imagina que a Oi, a GVT, Claro e outras incomodadas iriam perder alguns bilhões e ficar quietas?

Troca-troca. Recebi de um leitor este tesouro de lógica: “Se eu fosse o Serra tornaria pública a declaração do imposto de renda da filha, desde é claro, que ela permitisse. E pediria que o Lula fizesse o mesmo em relação ao filho dele.” Genial, né?

Chega! Cada dia, abro meu jornal para ser assaltado por mais uma sem-vergonhice envolvendo a prefeitura, o prefeito e seus colaboradores e ex-colaboradores. Não há absolutamente um pedacinho, por modesto que seja, que não esteja contaminado pela corrupção ou incompetência da atual administração.  Vamos encarar o problema de frente: Não chegou o momento de pedir, com todo respeito, para o João Henrique Carneiro se afastar do poder? Afinal quem o elegeu também pode destituí-lo, não é lógico? Se for necessário até por plebiscito. Mas como está é que não pode continuar.

Novos Tempos. O belíssimo convento de São Francisco, em Olinda, vai ser transformado em pousada pela cadeia portuguesa Pestana. Esperamos que, desta vez, tenham mais gosto que no cafonérrimo Convento do Carmo em Salvador.

E por falar no Pestana-Carmo: A administração deveria formar porteiros para não atrapalhar quem deseja entrar e visitar os espaços públicos. Até quem deseja tomar bebida no bar é barrado sob alegação de que “estão preparando um evento”. É mais fácil entrar no Ritz em Paris, no Pierre em NY ou no Copacabana no Rio. Foi assim que um jornalista francês que acabava de entrevistar com exclusividade o Lula em Brasília não conseguiu entrar, nem quatro sofisticadas senhoras cariocas residentes em NY.  

   Angu. A nacionalmente reputada sorveteria Laporte, junto à Igreja de São Francisco, centro histórico de Salvador, fechou para obras. O Ipac considera que o imóvel precisa de reforma em caráter de urgência-urgentíssima. Para tanto o governo pagará, com o dinheiro do contribuinte, a bela quantia de R$570 mil para a construtora. Sem licitação. É bom notar que o imóvel é de parentes de uma funcionária do Ipac. Curiosa coincidência, vocês não acham?

Dicotomia. Algo me incomoda demais. Por um lado, a maioria absoluta do povo clamando a supremacia, idoneidade, hegemonia e adequação do Lula da Silva. Por outro lado a maioria dos intelectuais, artistas e comentários políticos - de Ferreira Gullar e Arnaldo Jabor a João Ubaldo Ribeiro - preocupados pelo trator paternalista assentado no que a política brasileira tem de mais prepotente e corrupto. Será que só leio a imprensa tendenciosa e tenho os amigos errados? Depois, lembrando de momentos da política nacional, como, por exemplo, o plebiscito sobre armamento, penso que a minoria pode estar certa. Ou somos assim tão absurdamente elitistas?

Referências? Numa reunião de arquitetos, foi mencionada a pesquisa do Escritório de Referências para uma proposta de centro de convenções no centro histórico de Salvador. Mais uma coincidência: eu assinei uma matéria no boletim “Era o que faltava” ainda em 2009 e tornei a abordar o assunto na minha coluna quinzenal do jornal A Tarde, bem antes da publicação do tijolo sobre o “Centro Antigo de Salvador”. Da mesma forma escrevi, anos atrás, no “Jornal do Boqueirão” um artigo que serviu de trampolim para o centro de capoeira no forte de Santo Antônio e criei o concurso de decoração de fachadas para o desfile do 2 de julho e o enfeite das ruas.  Não sou imperador romano, mas devolvam a Cesar o que é de Cesar. Tenho outras sugestões práticas e baratas para viabilizar esta parte da cidade.

Socorro! Já vai para a terceira semana a interdição dos veículos – carros, caminhões e ônibus - da rua dos Adobes no bairro de Santo Antônio. Tudo por causa de uma casa do século XIX – número 33 - com linda fachada de azulejos ameaçando ruir. Dois barrotes tentavam conter a queda, mas foram roubados. A Codesal com a palavra.

Azulejos. Estou começando a fazer o inventário iconográfico das antigas fachadas de azulejos de Salvador. Equivale a fotografar um cemitério. Deprimente.

Um boato alarmista sobre um eventual fechamento da Casa do Benin. Não é exatamente a proposta. A prefeitura, depois de abocanhar parte do Museu da Cidade, dentro de sua filosofia de preservar nossa história e cultura, pretende mudar para o belo casarão de oitão a sucursal da Guarda Municipal. Assim estará muito bem guardada, provando quanto nosso dinâmico Dom João Henrique I° (e único) se preocupa com a cultura baiana. Ninguém entende porque a prefeitura não restaura um dos tantos casarões entre a Praça da Sé e a Barroquinha para servir de quartel. Cada vez mais evidente a desconfiança de certos políticos a respeito da Cultura. A Cultura forma cidadãos, aprofunda o pensamento e alimenta a análise crítica. Lá, Senhores, reside o perigo: Pensar e contestar! Muitos são os políticos e religiosos que temem um povo que raciocina e abre os olhos.

Cinema. Pela segunda vez este ano, assisti a um excelente filme turco. O primeiro foi no VI Seminário de Cinema, no TCA. Agora é no Glauber Rocha que está passando “Doce olhar”, por coincidência nas mesmas paisagens montanhosas e florestais. Vale a pena conferir

Não cheira a queimado? O escritor de livros infantis Yves Hublet, com dupla nacionalidade belga e brasileira, foi o autor das bengaladas no então ministro José Dirceu, em plena Câmara dos Deputados, na véspera de cassação por envolvimento no mensalão do PT. O escritor foi morar na sua propriedade na Bélgica até retornar ao Brasil para tratar de assuntos relativos a um novo casamento. Preso na saída do aeroporto, acabou morrendo na prisão “vítima de câncer”. Seu corpo foi imediatamente cremado. Isto é sem qualquer autopsia ou autorização de qualquer membro da família. E o Celso Daniel, quem se lembra?


Olhe bem para esta foto. É uma vista parcial da baía de Cascais, perto de Lisboa.
A presença deste pesado edifício, o Hotel Estoril-Sol, construído nos anos 50 não lhe incomoda? Pois tanto incomodou os portugueses durante meio-século que finalmente optaram pela solução mais pragmática: foi implodido, deixando o espaço para outro estabelecimento hoteleiro, mais em harmonia com a paisagem e que não aniquila a vista das casas em segundo plano. Que tal sugerir ao prefeito o mesmo para nossa orla?

        Salvador, 20 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails