Prezados,
Agradeço os diversos e-mails que chegam para me informar sobre o sucesso da renovação cadastral. No entanto, espero que este e-mail chegue em boas mãos e à contento, para que eu possa fazer aqui duas reclamações:
A primeira diz respeito à grande dificuldade que este sistema apresenta, quando se trata de imprimir o nosso Certificado.
E a segunda é sobre a demora, absurda e inadmissível, das nossas carteiras de guia após a renovação do cadastro.
Já não basta um incêndio aqui no prédio da Bahiatursa, que retardou ainda mais o meu processo, assim como os de outros colegas.
O prazo de 1 ano é pouco para a entrega destas carteiras. Podem me explicar os motivos?
Assim, se as medidas para que as recebamos forem iguais ao numero de mensagens que voces enviam para nos avisar do sucesso da renovação, não estaria eu aqui reclamando.
Agradeço por uma resposta,
Atenciosamente,
Lise Ane Silvany
Dei entrada para a minha carteira no dia 26 de abril e no dia 6 de maio recebi email do CADASTUR informando da publicaçao do meu certificado no site. No dia 12.de julho, apenas 11 semanas após a solicitaçao me ligaram informando da chegada do crachá. Portanto no meu caso nao posso reclamar de demora, apenas do fato que apenas colocaram fres bandeiras na frente do crachá, embora me credenciaram para cinco idiomas no verso. A funcionaria me disse que estes erros acontecem de vez em quando. Entretanto, confirmando a posiçao de Lisa, sei de colegas que estao esperando há mais de um ano a chegada do crachá e os funcionários do Ministério no CC admitem que nao existe critério nem prazo para a entrega, vez que tudo está sendo resolvido e fabricado em Brasilia. Finalizando desejo boa sorte à Lisa e aos demais colegas para que recebam as suas carairas quanto mais antes possível. Gustavo
ResponderExcluirP.S.: Nao tive dificuldade alguma em imprimir o certificado. Gustavo
ResponderExcluirOi, Dimitri.
ResponderExcluirFrancamente, eu tenho raiva e arrepios ao tratar este assunto. Fui informada que a minha credencial eu a receberia, TALVEZ, após 06 meses... É ridículo! Mas o que fazer? Resp: continuar aguardando as "prioridades" do governo.
Aliás, Dimitri, você já soube da novidade? A Infraero anunciou que cada guia que vai receber turistas no aeroporto, deverá pagar, doravante, a quantia de R$ 300,00 (o guia está "usando" o espaço para comercio)...
Voltando ao assunto credencial, eu acredito ser um dos poucos guias "apedrejados" por questionar - colegas e trade turístico - o seguinte: Para que serve esta "credencial", se como credencial se subentende algo que credencia alguém a um determinado fazer? Para mim, Tânia, ela jamais me serviu (33 anos no exercício da profissão): pra nada! jamais me foi útil para o que quer que fosse. Jamais me foi solicitada (muito menos exigida) para a realização de um trabalho.
Meses atrás eu presenciei um teatro do absurdo que de tão estúpido fazia rir; uma colega, devidamente fantasiada de patético "uniforme", humilhada tal uma baratinha esmagada, quase de joelhos e fazendo "beicinho" como se fora aos pratos, implorava para que a deixasse acompanhar seu grupo na apresentação do OLODUM. Esperando na fila com meu grupo, eu presenciava incrédula o infernal diálogo; a colega sacudia freneticamente a sua "preciosidade" (credencial), querendo acreditar que aquilo merecia respeito, no entanto, a coitada foi motivo de chacota por parte daqueles que guardavam o lugar e que repetiam sem piedade: "só entra se pagar, minha senhora"!
É verdade que uma credencial merece respeito, e acho que a colega tinha muita razão em tentar se fazer respeitar com a dita pendurada no pescoço, mas a triste realidade é bem outra, já que o próprio órgão que a emite desconhece dela o real valor.
Minha cara colega prestava serviço a uma dessas "Barracas de Viagem", aquelas agências que diminuem ao máximo as suas tarifas e, assim, retiram os grupos das outras agências, porém, para sobreviverem no mercado vampirizam seus colaboradores : transportadores/motoristas e guias - os tratando como meros "ratinhos". Minha colega-guia trabalhava para uma delas, e, evidentemente, recebia o tratamento que lhe era merecido, devido, pois guias que aceitam trabalhar em tais condições de humilhação merecem a "ração" que recebem.
Mesmo recebendo o mínimo que me é devido, eu havia recebido do meu contratante o bilhete que me dava direito a adentrar o espaço acompanhando os nossos clientes.
Por fim, vale lembrar que "credencial" não é um objeto que se pendura no pescoço para "ME" aferir valor, status, beleza, etc. "Credencial" é Credencial...
Qualquer pessoa pode - AO LONGO DO PERIMETRO DO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR - E ALÉM DELE - PRATICAR O OFICIO DE GUIA DE TURISMO, portanto, a tal credencial para a qual tantos bradam a exigência de respeito não passa de pura balela! E, se porventura você, meu caro colega, acha que eu estou errada, eu o aconselho a trocar e corrigir as suas lentes (as de vidro e as da razão), assim você vai conseguir ver ao seu lado, no cotidiano, os seus tantos colegas (des) credenciados - rsrsrssss.
SIM: solicitei a atualização da minha credencial, apenas, e tão somente, para me manter digna caso algum dia ela se faça necessária. Deixei meus documentos no MT e esqueci do assunto... Graças a Deus que dela não preciso, pois se assim fora, eu já teria morrido de fome.
Bjs
Tânia