Governo federal ignora crise e vai gastar mais R$ 27 milhões com propaganda
Brasília – O baixo crescimento da economia brasileira e os protestos por mais qualidade na aplicação dos recursos públicos parecem não preocupar o governo Dilma. Dois órgãos federais, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), anunciaram nesta semana a abertura de licitação para a contratação de agências de publicidade. Somados, os gastos, R$ 12 milhões para a primeira e R$ 15 milhões para a segunda, chegam a R$ 27 milhões.
Para o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), líder da Minoria na Câmara, os excessivos gastos publicitários refletem um “descompromisso total com a sociedade”.
“Essa é uma questão que já acontece faz tempo, nesses dez anos de gestão do PT. É o governo da propaganda”, avalia.
O tucano acredita que as prioridades da administração federal estão invertidas, em tempos de protestos por mais recursos em áreas prioritárias para a população, como saúde e educação.
“O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já vem tendo um grande descrédito no Brasil, ridicularizando o país com os números que apresenta. A área da saúde então, nem se fala. O governo deixa represados R$ 20 bilhões de restos a pagar, enquanto os investimentos não chegam à população”, lamenta.
“É uma afronta à sociedade. A vaia dos prefeitos [à presidente Dilma Rousseff durante discurso na Marcha dos Prefeitos, nesta quarta (10)] reflete o que acontece em todo o país. Infelizmente, os protestos da população não têm surtido o menor efeito na agenda do governo petista”, completa.
Apenas em 2012, com o intuito de informar à população sobre medidas adotadas pelos órgãos públicos, o governo federal gastou R$ 1,2 bilhão com propaganda oficial. Nos últimos dez anos, as campanhas publicitárias do governo e empresas estatais custaram R$ 10,8 bilhões aos cofres públicos, já descontada a inflação acumulada no período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário