quarta-feira, 3 de julho de 2013

AS MANIFESTAÇÕES VENCERAM

Tribunal anula projeto urbanístico que gerou protestos na Turquia

Istambul, 3 jul (EFE).- Um tribunal de Istambul decidiu anular o plano do governo para urbanizar o Parque Gezi e a praça Taksim, projeto que gerou uma onda de protestos em todo o país e deixou um saldo de cinco mortos e milhares de feridos, informou nesta quarta-feira a imprensa local.
O Tribunal Administrativo de Istambul emitiu o veredicto no dia 6 de junho, segundo o jornal "Zaman", mas a decisão só foi divulgada agora que outro tribunal rejeitou a apelação do governo contra a suspensão temporária das obras.
A denúncia foi feita pelo Colégio de Arquitetos de Istambul, que hoje comemorou em seu site a decisão da Justiça de anular "este projeto, cujo fim era encher de concreto, desumanizar e despersonalizar a praça de Taksim e o parque Gezi".
O projeto do governo de urbanizar parte do parque Gezi, um dos poucos espaços verdes do centro de Istambul, foi contestado na forma de um camping de ecologistas no parque, cuja expulsão pela polícia no fim de maio deu origem aos maiores protestos antigovernamentais em décadas.
Embora as obras tenham sido suspensas cautelosamente no dia 31 de maio pelo Tribunal Administrativo de Istambul, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, manteve durante duas semanas a decisão de remodelar o parque de qualquer forma, mediante a reconstrução de históricos barracões otomanos.
Apenas no dia 14 de junho ele prometeu respeitar uma eventual decisão judicial contra a urbanização, uma promessa que, segundo foi divulgado agora, foi feita uma semana depois que a decisão já havia sido tomada. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails