quinta-feira, 28 de outubro de 2010

RETALHOS 24


Mistérios da internet: meu “Blog do Dimitri” tem leitores até no México, Japão, Canadá, Holanda, Áustria, Coréia do Sul e Eslovênia!

Um leitor mandou “Com um amigo de Berlin, professor de química na Universidade de Berlim, visitamos uma usina de rapadura e ele observou como se colocava "branquite" na rapadura e perguntou ao usineiro: Gostaria de provar um pedacinho de rapadura com branquite e outra sem..."


O usineiro disse: "Meus filhos só comem rapadura sem branquite." O professor levou um pouco de rapadura com branquite para Berlin. Alguns meses ele me escreveu dizendo: branquite é para a conservação da rapadura. É o mesmo material que se coloca nas salsichas. Na Alemanha os estudantes vão para a rua e compram rapidamente um pão com salsicha. Com o tempo, o branquite provoca lesões irreversíveis no cérebro. Imagine agora os pobres do nosso povo que comeram no Nordeste a vida toda rapadura e hoje comem salsichas à vontade. Como podem sobreviver?”

Dignitário do terreiro Casa Branca comunica: “Informamos a todos os defensores dos direitos humanos, da liberdade religiosa e das comunidades historicamente excluídas e discriminadas na Bahia, que o processo de invasão e destruição do Terreiro de candomblé Zô Ôgodô Bogum Malê Seja Hundê, um dos mais antigos da Bahia, em processo de tombamento pelo IPHAN e mais conhecido como Roça do Ventura, em Cachoeira, foi retomado nos últimos dias, apesar de intervenção e embargo recentes pelo IPHAN.  Entramos ontem em contato com os técnicos do IPHAN, que virão a Cachoeira na próxima segunda-feira. Vale ressaltar que a extensão da invasão e destruição da área pertencente ao  terreiro foi estimada, na última visita dos técnicos do IBAMA, a 10 hectares (superfície equivalente a 20 campos de futebol) de uma terra rica em vestígios arqueológicos, fontes e árvores sagradas, de alto valor simbólico e religioso para o povo de santo, que conseguiu manter, a muitos custos e ao longo dos séculos, as suas raízes religiosas de matriz africana.  Além da intervenção do IPHAN e do IBAMA, conclamamos todos os defensores dos direitos humanos, da liberdade religiosa e das comunidades historicamente excluídas e discriminadas na Bahia, de qualquer obediência religiosa, agnósticos e ateus, a entrar na militância em prol da defesa desta comunidade covardemente desrespeitada.”

No Dia do Comerciário, o Museu da Cidade e a Casa do Benim também fecharam as portas. Ô prefeitura boazinha! E não só: Todos os museus da Prefeitura estarão fechados de sexta-feira 26 de outubro até quinta-feira 4 de dezembro. Ô prefeito, senão envolvido com divulgação cultural, ao menos generoso com o dinheiro público!

Assisti a entrevista do governador reeleito Jaques Wagner, comandada pela Marília Gabriela no Roda Viva da TVE. Homem bem articulado, excelente comunicador, dono de belo porte, este Cabeça Branca é um feliz contraponto ao Outro. Tem opiniões em nada subservientes aos preceitos do partidão, sem, porém, deixar o alinhamento final. Conciliador, fino senso de humor e classe, aquilo que tanto faz falta ao Lula, respeitoso do adversário, poderia ser um bom presidente. Como governador reeleito, precisa arrumar a casa – especialmente a cultura -  renovando parte do secretariado e mostrar mais serviço. Em todo caso, bem melhor que a carranca fechada do Paulo Souto, que nunca vi sorrir, e sua sinistra turma. Alguém com saudade do Paulo Gaudenzi? Eu não!

Os israelenses não aceitam mais a política reacionária. Novas fotos comprometedoras de militares israelenses foram publicadas nesta segunda-feira, mostrando soldados em casas palestinas ocupadas por seus habitantes, aparentemente em Gaza, segundo a ONG israelense Romper o Silêncio (Breaking the silence), que as revelou. Três semanas atrás, a divulgação de um vídeo com data de dezembro de 2007 provocou polêmica ao mostrar soldados israelenses dançando em volta de uma prisioneira palestina coberta por um véu. As novas fotos foram feitas aparentemente durante a operação israelense contra o Hamas na Faixa de Gaza entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, indicou à AFP Yehuda Shaoul, um dos membros fundadores da ONG. Em uma das imagens, soldados estão em o que parece ser uma casa palestina ocupada pelo exército. Dois militares apontam suas armas contra um prisioneiro de olhos vendados, mãos nas costas. Um deles aperta o pescoço do homem. Outra fotografia mostra um soldado que posa rindo em uma cozinha, na qual está uma mulher; em outra, um militar está sentado sobre um brinquedo infantil; um outro registro mostra um soldado pintando em uma parede uma estrela de David e a frase "Voltaremos logo". "Brincar com prisioneiros é um fenômeno do qual temos dezenas de fotos. É a realidade, é a natureza da ocupação", disse Shaoul, indicando que sua ONG ainda está tentando determinar se as fotos foram de fato tiradas em Gaza no período da operação contra o grupo radical Hamas.

Comunicado por um professor da Ufba; “A Doutora Beatriz é mais uma burocrata das tantas e tantos que já passaram pelo Pelourinho. Por exemplo, na quarta-feira passada fui assistir a uma palestra na Casa Jorge Amado e saí às 19,15. Ao passar pelo Terreiro de Jesus, inteiramente às escuras, senti o resultado do abandono e o medo real de ser assaltado. Felizmente, temos você, jovem e cheio de esperanças. Eu, particularmente em relação ao Pelourinho, desisti, após a minha saída da Fundação e os rumos posteriores tomados pela política na área. Por exemplo, alguém já se perguntou por que se investe tanto dinheiro no Pelourinho ( Sé até o Largo do Pelourinho ) e continua decadente? E por que se investe tão pouco no outro Pelourinho ( do Passo ao Largo de Santo Antonio) - e se atrapalha muito - e ainda assim tem uma relativa vitalidade?”  Só contesto o jovem e cheio de esperança. Jovem? Não, adolescente. Mas quanto a esperança... ainda pretendo vender minha casa...

Nunca fui com a cara do finado senador e ex-delegado Romeu Tuma e tão pouco com o filho dele, envolvido em amizades mais que suspeitas com mega contrabandista chinês. E é justamente este filho que, no velório, falou em dignidade e ética! Teria omitido de me posicionar, não fosse a declaração de Diva Soares Santana, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais. Em curta comunicação a imprensa, ela revela os subterrâneos desta “Dignidade e Ética” denunciando o Romeu Tuma como implicado em atos altamente condenáveis sob o pseudônimo de Doutor Silva durante a ditadura militar.

Quem promete uma boa carreira de cantor, se conseguir pular os obstáculos e intrigas do mundo-cão da MPB, é o jovem Tom Black, oriundo do projeto social Bagunçaço, nos Alagados, projeto com o qual me envolvi durante quase nove anos. Vai se apresentar nesta sexta-feira em São Francisco do Conde, linda cidade enfim livre dos prefeitos-abutres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails