terça-feira, 6 de agosto de 2013

UMA DAS MAIS BELAS CASAS DE SALVADOR



Projetado pelo português Francisco Mendonça, a construção do Solar Amado Bahia foi iniciada em 1901 e a inauguração ocorreu com toda pompa em 08 de dezembro de 1904, para os casamentos das filhas do proprietário Francisco Amado da Silva Bahia, Clara Soares Bahia e Maria Julieta Soares Bahia. A família importou da Europa diversos elementos decorativos, entre espelhos, mobiliário, lustres, vasos, vidraçaria francesa gravada para as esquadrias, louça sanitária inglesa. Havia pintura escariole em diversos cômodos do térreo e primeiro pavimento, retábulo dourado neo-clássico na capela, espelhos de moldura dourada no salão nobre. Havia também um chafariz no jardim.

Filho de pescador, Amado Bahia nasceu em 13 de outubro de 1853, numa casa do Porto do Bonfim. De origem humilde, conseguiu vencer na vida como comerciante de alimentos, couro, carne, sebo, farinha de osso e fazendeiro.

No interior tinha terras de Paripe até Novo Mundo, e vários imóveis na capital. Tinha vários açougues na Cidade Baixa e um mercado na Baixa dos Sapateiros. Substituiu carroças por caminhões alemães da “Mularte” para um serviço mais higiênico e rápido.

Faleceu em 1924 e em 1949 a família doou a casa à Associação dos Empregados do Comércio para instalação de um hospital, o "Sanatório Amado Bahia", o que não ocorreu. Em 1966 foi instalada pela Associação uma escola, a "Escola Amado Bahia", desativada após o tombamento pelo IPHAN, que aconteceu em 25/01/1981.

Imagem: Arquivo Público da Bahia
Texto: Ana Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails