sábado, 17 de agosto de 2013

DESABAFO DE UMA MÉDICA


"Boa tarde, senhora presidente Dilma. Estou de plantão na Unidade de AVC do Hospital Geral Roberto Santos, Salvador-BA. Essa é uma das alas dos nossos corredores aqui na emergência.

Cada corredor é nomeado com uma letra, de A a D. O espaço físico correspondente a uma maca é que limita a acomodação dos pacientes. Como as macas são maiores em comprimento, o arranjo "encostado na parede" ou o "lado a lado" são os mais utilizados. 

À minha direita nesta foto, existe a "sala de medicação". É um local pouco arejado, quente, com algumas cadeiras plásticas ligadas entre si e outras soltas.

Hoje estimei cerca de 30 a 40 doentes ali, em um espaço de cerca de 4 m x 5m. Sentados, chorosos e muitos com dor. Um em especial gritava alto, causando um transtorno ainda maior naquele cubículo apinhado de gente. Caminhei a passos lentos e imaginei a senhora sendo atendida ali.

Confesso que senti uma pontada de prazer com esse pensamento, presidente. Sabe por quê? Sua hipocrisia me enoja absurdamente. Sírio Libanês? Ora, mas por que não aqui? Qual o problema? Seria ruim esperar e esperar e esperar para ser atendida e depois ser acomodada na saleta quente braço colado com braço com um semelhante, às vezes muito pior do que você?

E aviso: tá vendo esse tanto de gente aí na foto? Catequizei. Menos muitos votos para você e seu PT!"


Um comentário:

Related Posts with Thumbnails