quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

VATICANO 06:00



 Para o frei Lucas Dolle, in memoriam








Naquela manhã acordei mais cedo ainda. Seria meu último dia na cidade de Remo e Rômulo, dos imperadores, Roma feita capital de uma Itália unificada pouco mais de um século antes por Garibaldi. Possuo um bilhete por ele mandado devidamente assinado a um tenente, tetra-avô meu. Saio bem agasalhado pela rua estreita. Como são frias as manhãs romanas! 
Em poucos minutos a vista se ampliaria até oferecer um dos mais suntuosos panoramas da Europa. Deitado aos meus pés, o Tibre. Árvores ainda adormecidas. Estátuas da ponte de Sant´Angelo, figuras de convite me incentivando a passear sem medo do castelo que fora túmulo de Adriano. Após ler Marguerite Yourcenar quem não se apaixonou por ele?
Percorro lentamente uma longa e aristocrática avenida a minha esquerda, um pouco em diagonal. Peregrino cético, procurando incansavelmente a espiritualidade na beleza absoluta. Desértica, a praça me abre seus longos braços. Silêncio. Se o dia já aparecera pouco antes de eu sair de casa, o sol ainda se esconde. Lá estou eu, no meio daquilo que foi o circo de Nero. 
O Google me lembra hoje que Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini conspiraram para minha emoção. Emoção culminando quando, de repente, o primeiro raio do sol vem bater na porta principal do santuário. Como em Abu Simbel, como em Vezelay. Saboreio o raro saber do arquiteto em harmonia com os elementos naturais. 
Recolhido, pausadamente, penetro como adentro qualquer templo edificado na eterna e inútil tentativa de melhorar o homem. Não que a Igreja esteja isenta de falhas, fracassos e prepotências. Cruzadas, Inquisição, omissão com o Nazismo não vão calar tão rápido. Mas é outra Igreja que procuro agora, com toda a paz de meu espírito, geralmente irrequieto, desconfiado e contestador. Admiro durante um bom tempo a Pietá, rodeio o baldaquim do altar mor, os mármores. 
Desço na cripta onde repousa a suposta ossada de São Pedro. Daqui foi retirado o corpo de João XXIII por ordem de João Paulo II. Mais uma razão para ficar indisposto com um reacionário que acabou com a obra de renovação do maior Papa do século XX. Várias capelas são ocupadas por religiosos celebrando missa. Silêncio cortado por uma oração ou um cântico. Incenso trazido do Oriente pelos os réis magos...

Um comentário:

  1. Dimitri. Sem dúvidas, um excelente artigo de sua lavra.uma homenagem merecida ao frei Lucas
    Dolle. O esscrito mostra a senssibilidade,a in-
    teligência e a cultura magnifica do autor.Para-
    bens mais uma vez. Climerio Andrade

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails