quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A REPRESSÃO COMO SHOW

Blogueira cubana diz que Fidel gostava da repressão como show
Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira em São Paulo, a blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez comparou as diferenças entre os governos de Fidel Castro e o atual, de seu irmão Raúl.
"Fidel gostava da repressão como show midiático", disse Yoani, acrescentando que o antigo líder gostava que os dissidentes fossem julgados e condenados publicamente. 
Por sua vez, o regime de Raúl Castro trataria de realizar atos repressivos "sem deixar rastro", segundo ela. 
"Fidel gostava da repressão como show midiático", disse Yoani
"Fidel gostava da repressão como show midiático", disse Yoani
De acordo com a blogueira, o governo de Raúl tem o pecado original, não ter sido eleito e ter recebido o poder por laços sanguíneos. "Meu país é como um reino. No século XXI, me aparece algo surpreendentemente absurdo", disse. 
Ela reconheceu que Raúl está promovendo reformas para abrir o país, mas disse que elas não são suficientes. Yoani também disse acreditar que as reformas jamais teriam acontecido durante o regime de Fidel. "Ele gostava de controlar cada passo do nosso país". 
A dissidente também afirmou não acreditar que a ilha viva sob um regime comunista defato. "Em Cuba vivemos um capitalismo de Estado, em que o patrão é o governo". 
Yoani elogiou as parcerias econômicas entre Brasil e Cuba, intensificadas nos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff. Criticou o governo brasileiro, porém, ao comentar que faltou dureza e franqueza em relação aos direitos humanos. "Houve demasiado silêncio do Brasil. Recomendaria um posicionamento mais energético", sugeriu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails