quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ARENA MULTIUSO (?)

Por Cláudio Marques

A « Arena Multiuso », com o mesmo desenho e concepção, não vai mais custar R$ 25 milhões como anunciado desde o início pela própria SETUR, mas apenas 20% ou 30% dos R$ 25 milhões que serão utilizados para obras de requalificação do entorno da Praça Castro Alves.

A « Arena Multiuso » poderá ser criada para mil, duas mil, ou cinco mil pessoas, dependendo da orientação do IPHAN.
Essas foram as novidades da apresentação do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, ontem, no auditório do CREA, em reunião convocada pelo fórum « A Cidade Também é Nossa » para discutir a construção da Arena nas imediações da Praça Castro Alves.

Leonelli tentou falar menos sobre a Arena. Colocou a construção desse monstrengo como um ítem a mais numa série de obras na região.
Vale lembrar que as obras mencionadas ontem dizem respeito à troca de pavimentação (vão trocar as pedras portuguesas da Praça, Rua Chile e adjacências por cimento e granito, como na Barra……..) e modernização da rede elétrica. Obras que já estavam há muito acertadas, já passaram pelo crivo do IPHAN e estão em fase de licitação. Já existia verba para essas obras, que nada tinham a ver com a Arena.

Antes, essas obras representavam um assunto. Tinham orçamento distinto.
A Arena, uma segunda etapa, outro assunto. Agora, está tudo junto, misturado. Os milhões são os mesmos. Ficou confuso para mim e para muita gente que estava lá e acompanha essa história desde o início.

Mesmo com a tentativa de Leonelli de chamar pouca atenção para a Arena, todas as perguntas e preocupações dos presentes, ontem, foram destinadas a esse projeto. Posso afirmar que a grande maioria se mostrou contra a idéia, ou, no mímino, muito preocupada com a construção desse espaço para shows. E incomodada, ainda, com a pouca atenção do projeto a aspectos sociais e humanos.

Não se fala de moradia, nunca!

Mas, Leonelli tomou as observações como « críticas positivas ». Diz que tudo vai melhorar e que quer construir essa Arena. O projeto está vivo.

E nós, que acreditamos ser necessário e importante o investimento público na região, não devemos aceitar projetos que caem do céu, sabendo que trarão problemas graves num futuro próximo. Temos que continuar.

PS : o Capitão Tadeu, companheiro do PSB de Leonelli, único a se manifestar de forma favorável ao projeto, perguntou a Leonelli se Wagner tem conhecimento do projeto. Leonelli respondeu « Eu não sei ». Capitão Tadeu questionou, ainda, por qual motivo, então, ele teria dito que não gostava da idéia da Arena. Leonelli respondeu, mais uma vez : « Eu não sei ».

PS1: eu e outra pessoa nos manifestamos pela adoção de um concurso público de idéias que contemple aquele espaço. Mas, eu acho que Leonelli não entendeu a colocação, pois retrucou com « Isso eu concordo, haverá licitação ».

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails