sexta-feira, 20 de julho de 2012

RETALHOS 73


A cantora Rosa Passos goza de uma bela reputação a nível até – dizem – internacional. Não sei não...
Fui assistir com meu irmão ao show dela no TCA e achei tão ruim que saímos após a terceira canção. O repertório de Elizeth Cardoso totalmente assassinado por uma sombra de voz sem a mínima graça, desafinando a gosto. Ninguém espera uma cantora lírica. Nana Caymmi e Clementina de Jesus nunca brilharam por excepcional registro. Aliás, mencionar estes dois nomes é, neste caso, sacrilégio.
Ou será que naquela noite ela estavaa com resfriado brabo?
A embalagem – um cafonérrimo macacão de lamê dourado - evidenciou um corpo para lá de constrangedor. Será o maridão, atual ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, que escolheu?
A jovem Marcela Bellas compensou a viagem.

Só para lembrar: Os juros do cartão de crédito são, no Brasil, de 323,14% ao ano. No Peru... 55%.

Um senador cassado, dois governadores na berlinda, empreiteiras suspeitas, deputados suando em bicas pelas investigações da Polícia Federal... Não seria mais razoável oficializar o jogo? Os Estados-Unidos, França, Portugal são alguns dos muitos países que têm nos cassinos parte significativa de seus rendimentos. Excessos? Ilegalidades? Abusos? Haverá sempre. Mas o controle será muito maior. A persistente mania de querer moralizar, fiscalizar, censurar a sociedade até agora só deu em subornos até as mais altas esferas, quando não mortes.

O Exterminador do Futuro (leia-se o prefeito de Salvador) acaba seu interminável mandato fazendo pirotecnias que lhe queimam as próprias mãos, como esta ridícula suspensão de alvarás como retaliação pela liminar da predadora Louos.
E com todo o apoio do candidato Mário Kertész, acredite se puder!
Toda a gestão do Carneiro foi desastrosa, mesmo com a benção do então ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima. Por falar neste cara que tanto ama a Bahia... onde foram parar as polpudas verbas que destinou a seu amor? Alguém notou alguma diferença?

A Unifacs, que estava à beira da falência, agora sob controle americano da Laureate International Universities, começa a subir a ladeira. Talvez agora esta escola tenha um pouco mais de profissionalismo e transparência, recusando um passado medieval quando uma simples carta anônima sem fundamento bastava para licenciar um professor.

Mais um edital de licitação municipal, agora para novas concessões de linhas de ônibus. Quaisquer que sejam as empresas vencedoras, sabemos que continuará o mais deslavado desprezo pela qualidade dos serviços de transporte público de Salvador.  Os empresários só pensam no lucro, nunca na qualidade do serviço. Motoristas estressados por carga horária desumana e trânsito infernal, cobradores assustados com a violência cotidiana, passageiros tratados como gado de abate continuarão enfrentando dias amargos.  Só para lembrar: Nos países da União Européia, os transportes públicos são da única responsabilidade do Estado. E funcionam perfeitamente, a preços acessíveis.

“Pesquisa aponta déficit de 14,7 mil policiais no Estado” é o título de um artigo no jornal A Tarde. A violência aumenta, o turismo cai, os hotéis vêem sua clientela diminuir, sendo obrigados a dispensar funcionários, os soteropolitanos evitam sair à noite, com péssimo resultado para bares e restaurantes. E nossos governantes continuam viajando e gastando fábulas em propagandas mentirosas.


O RER – metrô de alta velocidade - entre Paris e Versalhes, acaba de ser decorado com temas do famoso palácio. Não seria uma excelente idéia para nosso metrô, aqui em Salvador? Não tenhamos dúvida: nosso dinâmico prefeito que, certamente, vai inaugurar este transporte antes do fim do mandato, poderá se inspirar e reproduzir o forro barroco da igreja de São Francisco. Só não vale colocar fotos da Disneyworld que ele tanto aprecia...


Com dois anos de atraso, o governo do Estado da Bahia, finalmente, resolveu entregar os projetos executivos referentes ao estadio da Fonte Nova. Alguem poderia explicar a razão deste absurdo atraso? O palácio de Ondina é o da Bela Adormecida?

Que a Copa do Mundo é uma enorme, gigantesca operação financeira onde poucos ganham com a ingenuidade de muitos, todos nos sabemos. E haja maracutaia! A notícia de que a Justiça suíça culpou Ricardo Teixeira e o sogrão João Havelange por terem recebidos modestos R$40 mi de suborno não surpreendeu ninguém.

Para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, 10 estádios foram construídos ou renovados ao custo total de 828 milhões de euros. Também foram gastos 513 milhões de euros para melhorar os aeroportos e mais 345 milhões para renovar estradas e ferrovias, incluindo a realização de um TGV de Johanesburgo a Pretória (59 km). Mas o total dos gastos - 2,9 bilhões de euros – deixou o país em situação catastrófica. Detalhe: a FIFA abocanhou 306 mi e o comitê organizador outros 315 milhões de euros. A África do Sul continua com graves problemas socioeconômicos... Quem nada perdeu, muito pelo contrário, foram as marcas Adidas, Puma e Nike.

Segundo a revista francesa Expansion "A Copa do Mundo dopa a economia ... Em realidade, o consumo só aumenta no periódo da competição e as grandes obras resultam exageradamente caras". 

Homicidio de jovens cresceu 346% em 30 anos no Brasil, conforme denúncia do Mapa da Violência que coloca o Brasil como o 4° país mais violento do mundo para crianças e adolescentes. Estados com piores índices: Alagoas, Bahia e Espirito Santo.
Sorria, você está na Bahia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails