sexta-feira, 19 de novembro de 2010

RETALHOS 27


Não sei se o governo tem alguma prioridade para reabilitar o histórico Solar do Saldanha, que após longa reforma, foi sede do Liceu de Artes e Ofícios e acabou em falência fraudulenta sem que ninguém fosse responsabilizado e muito menos punido. Felizes da vida e com conta bancário polpuda, continuam arrotando impunidade. Uma manhã dessas resolvi me aventurar nesta parte oculta da cidade, passando frente ao que resta do Cinema Popular e subindo até o magnífico portão que tanto se assemelha ao do Solar Ferrão. Eram 11:45 da manhã, sexta-feira ensolarada. Enquanto operários continuavam trabalhando pelas ruínas vizinhas, um grupo de cinco jovens, sentado nos degraus do portão, fumava crack sem o menor constrangimento. Onde está a consciência social destas empresas que não se mobilizam para mudar tão lamentável decadência? Onde estão os poderes públicos que fazem tantos projetos e discursos e tampouco  sabem colocar suas declarações em prática?

Na entrevista publicada por  A Tarde, o sociólogo Alain Touraine afirma: “Ninguém sabe o que democracia significa hoje, cada um tem sua definição. Para mim, democracia é ampliar o acesso de todos a serviços e bens básicos, como educação e saúde, entre outras coisas.” Pois é. Mas se não tiver liberdade de expressão, esta definição de democracia não passará de um regime ditatorial estilo Cuba.

Passear no centro histórico na segunda-feira do feriadão foi uma viagem ao purgatório. E olhe que ainda estou com um restinho de esperança. Continuo me perguntando para que serve o tijolo recentemente publicado sobre o Centro Antigo de Salvador se as sarjetas continuam, ao meio-dia, cheias de lixo, se adolescentes magros e imundos continuam dormindo ao relento a três metros do Juizado de Menores  - cujos funcionários passam o dia conversando, cochilando ou assistindo televisão – e se carros, motos e caminhões invadem os espaços reservados aos pedestres. Quantos empregados são pagos pelo erário (nós) para, anos a fio, não fazerem absolutamente nada?

     Ao perguntar à artista Bárbara Tércia por que suas intervenções no centro histórico de Salvador eram de tamanho tão modesto, ela respondeu que obedecia as exigências do Iphan, limitando as projeções no calçamento ás dimensões de pouco mais de uma folha de jornal. Qual o (a) genial arquiteto (a) para inventar tão idiota imposição e com que argumento? Gente! Trata-se de projeção efêmera, não de interferência permanente! Apagou a câmera, desaparece a obra. Estes burrocratas...                 

Após mais de um ano de silêncio, finalmente parece que as duas casas compradas pela atriz global Regina Casé serão restauradas. Supõe-se que o atraso seja a costumeira lentidão da Sucom. O arquiteto responsável é o incontornável Davi Bastos. Teremos muitos sofás brancos para curtir a vista sobre a baía. 
Anos faz, o escritor Fernando Morais tinha anunciado que estava escrevendo uma biografia “autorizada” de Antônio Carlos Magalhães. E aí? Desistiu?

O Bahia Negócios publicou! Lula fará força para vender Costa de Sauípe. O maior buraco, até agora, nas contas da Previ (fundo dos empregados do Banco do Brasil) é o complexo hoteleiro Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia. Os últimos investimentos ali realizados, em torno de R$ 30 milhões, pouco serviram para melhorar a ocupação dos 1.600 apartamentos dos 5 hotéis e 6 pousadas. A esperança está em um fundo líbio, que, mais uma vez, vem, ao Brasil reatar as negociações. Sobre isto o presidente Lula, como tábua de salvação, já teria conversado com seu amigo Muammar Kadafi. Trade do turismo defende a implantação do Horário de Verão para a Bahia O presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, enviou documentação ao governador Jaques Wagner, acentuando que o Horário de Verão é aprovado por 66% dos nordestinos. Citando a racionalização do uso de energia elétrica como uma questão mundial adotada em todos os continentes, o CBT observa o quanto esta política beneficiará os estados da região, em especial a Bahia, com longas horas para se aproveitar o sol como lazer. Voos da Webjet continuam causando problemas aos passageiros. Os monitores da Infraero nos principais aeroportos do Brasil registraram, até agora, 13 atrasos (20,6%) e 19 cancelados (30,2%) dos 63 voos programados para hoje pela companhia aérea Webjet. A situação da empresa continua difícil, principalmente com a proibição de vender passagens, determinada ontem pela ANAC. Salvador terá Oceanário, Palco Articulado no Pelourinho e um novo Terminal Marítimo. Os projetos custarão R$ 11 milhões, com recursos do Ministério do Turismo e do Estado da Bahia. Os editais de concorrências para a execução das obras serão liberados no próximo mês. O Oceanário reproduzirá a complexa diversidade dos seres vivos que habitam os oceanos Atlântico, Antártico, Pacífico e Índico.
   
Sei que isso pode provocar uma briga (....). Sei que vai parecer piada ou que sou louco, mas afirmo que nem uma coisa, nem outra, Silvio Santos tornou-se ontem para mim, o HOMEM DO ANO. Como sabem, o Banco Panamericano amanheceu ontem com um rombo de mais de 2 bilhões. O banco pertence ao Silvio através de sua holding.
Claro que de alguma maneira a culpa é dele. Na melhor das hipóteses nomeou pessoas desqualificadas ou desonestas para tocarem uma empresa dele. Nunca saberemos a verdadeira história. Em breve saberemos quem foram os culpados e o que de fato houve.
Sílvio Santos, durante décadas foi o maior pagador de imposto de renda no Brasil.
Chegou em alguns anos a pagar mais IR do que montadoras de carro, por exemplo.
Ele poderia ter feito o que fizeram as pessoas do Banco Santos, Marka e quem sabe, Econômico, Banespa e afins. Poderia ter ido ao BNDES, como vários fizeram.
Poderia ter culpado alguém, aberto um processo e se protegido, escondendo bens e dinheiro em nomes de alguns familiares e “laranjas”. Poderia ter feito o que várias pessoas poderosas fizeram e fazem neste país e se ancorar na lentidão da justiça.
Poderia também ter deixado o banco quebrar e ver no que dava. Silvio foi pessoalmente às negociações.
Colocou TODOS os seus bens como garantia.
Deu tudo o que possui, sem questionar uma óbvia sub-avaliação dos mesmos. Ele tem agora 3 anos de carência e mais 10 anos para pagar esses 2,5 bi. Anunciou que vai vender tudo o que tem, porque nunca ficou devendo dinheiro pra ninguém. Depois de tudo isso, vai atrás dos culpados e ver o que de fato aconteceu. Ninguém, exceto ele, perdeu dinheiro até agora. As dívidas foram quitadas e os funcionários trabalham normalmente.
Este texto, mandado pela internet sem autoria, me parece importante, por que não é todo dia, neste mundo de colarinhos brancos, que a gente encontra alguém honesto.

O Google afirma que Marcelo Guimarães fez fortuna na área de segurança. No entanto, a PROTEC acaba de entrar em falência. Terceirizada para a segurança patrimonial da Prefeitura, reclama não ter sido paga pelos serviços prestados. Por mera coincidência, outra firma do mesmo tipo deve ocupar o lugar. Podemos sugerir o nome de Salamandra S/A? Trata-se de um animal mítico que renasce de suas próprias cinzas.

O escritor Oleone Coelho Fontes informa que o escritor, poeta e dramaturgo baiano Antonio Lins, ex-presidente da Fundação Gregório de Mattos, aceitou convite do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para presidir a Pinacoteca do Estado, uma das mais importantes da América Latina, com um acervo avaliado em mais de U$ 20 milhões. Resta saber quanto tempo vai ficar na poltrona.

Esta entrevista, da maior importância para a cultura baiana (não ria, por favor!), foi divulgada pelo blog “BN Holofote", do colunista Josemar Argelo Jr. Conservar em lugar seguro!
                                                                                                 
                              Jesus Sanzalo foi casado com Luciana Rique

     Coluna Holofote: Quais os principais negócios da família Sangalo e como é para você estar à frente desses negócios?
Jesus Sangalo:
Temos muitos colabores. Eu não estou à frente de tudo porque tem muita gente que me ajuda. Mas o principal negócio é a Caco de Telha.
CH: A Caco de Telha é uma empresa que começou meio que despretensiosamente ou o nível de negócios de vocês já era esperado?
JS:
Eu particularmente achava que ia crescer, mas não sabia que ia crescer tanto. Mas se você me perguntar se eu tinha certeza, eu responderia que não.
CH: Você é tido como o todo poderoso do entretenimento baiano. Isso certamente se deve ao principal produto com que você trabalha que é Ivete Sangalo. Se fosse outro produto, outro artista, você acha que teria tanto sucesso?
JS:
Eu acho que não. Ela é uma grande artista e isso ajuda a difundir tudo. Se eu não fosse irmão dela, eu não se a empresa alcançaria tanto sucesso.
CH: Lidar com artista tem pontos negativos e positivos. Mas, na visão de empresário, qual o melhor e o pior de administrar a carreira de uma cantora como Ivete Sangalo?
JS:
O melhor disso é você sabe que aquilo é verdade, e o pior é alguém dizer que isso não é verdade.
CH: Você revelou em entrevista que em abril de 2012 finalmente Salvador vai ganhar sua tão sonhada casa de espetáculos. Esse é um projeto antigo. Você acha que a casa sai mesmo em 2012?
JS:
A expectativa é que saia. Mas todas as vezes que eu tentei, não consegui. Eu não entendo muito da Lei Orgânica do Município, e não tem como fazer as coisas ao contrário sem a lei. Uma casa não é um banheiro em casa que você muda de lugar. Agora, eu acho que Salvador tem condições de ter muito mais casas. A questão de construir fisicamente é muito fácil.
CH: então, qual o principal impedimento para a construção da casa de shows?
JS:
Em minha opinião não falta nada.
CH: Mas você e Ivete ainda têm vontade de construir a casa?
JS:
Desculpa eu falar assim, mas vontade é coisa que dá e passa.
CH: Falando em projetos, como anda o filme “Ivete Stellar e a Pedra da Luz”? Vai ser uma produção nacional ou tem parceria com alguma empresa internacional?
JS:
Inicialmente eu pensava que a gente podia fazer sozinho, mas não há condições.
CH: Então o ideal é buscar parcerias para esse projeto?
JS:
Claro.
CH: A Caco de Telha chama atenção pelo sucesso e, principalmente, por abrigar em diversas funções membros da família Sangalo. Trabalhar ao lado da família ajuda muito?
JS:
Ajuda muito, é fundamental. É tudo muito mais fácil.
CH: Os conflitos pessoas não interferem no profissional, e vice-versa?
JS:
Claro que interfere. Te digo isso com toda tranqüilidade.
CH: E como é sua relação com Ivete como irmão e como empresário?
JS:
Minha relação com Ivetinha não é de irmão, não é de empresário. É de pai! Eu não tenho relação com ela de empresário, eu não sei ser isso.
CH: O que você acha dos comentários que saíram recentemente na mídia que atestaram que vocês tinham rompido?
JS:
A melhor coisa é você saber que a relação é de verdade, e a pior coisa é você saber que é mentira e não poder interferir.
CH: Para uma cantora como Ivete Sangalo, o que é mais difícil nessa vida de artista?
JS:
Na verdade, eu acho que o mais difícil é ser artista, ter inventividade.
CH: Você acha que a vida pessoal de uma personalidade como Ivete interfere na pessoal?
JS:
Interfere, sim.
CH: Ivete sempre foi muito espontânea e sempre disse tudo que vem à mente. Isso já causou grandes problemas?
JS:
Não causa problemas porque é espontâneo.
CH: É a verdade dela?
JS:
É a nossa verdade.
CH: Há muito assédio da mídia com toda a família Sangalo, inclusive com Marcelo, que é seu sobrinho...
JS:
(interrompendo a pergunta) Quem é Marcelo?
CH: Marcelo Sangalo, seu sobrinho.
JS:
Não vamos falar sobre isso.
CH: Mas eu só ia me referir ao assédio.
JS:
Não vamos falar sobre isso, tá (sic) bom.
CH: Certo, agora...
JS:
(interrompendo novamente) Valeu amigo velho, muito obrigado viu.
CH: OK, boa tarde!
JS: Tchau.                                                                                                            
 Mas a final o que fez este garotão Marcelo? Algum leitor pode informar? 

Para terminar com um sorriso. Você talvez não saiba que Maria Gasolina é moça que só sai com homens que possuem carro. Já uma Maria Chuteira só anda com jogadores de futebol. De preferência ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails