Estes são os dançarinos prisioneiros do Centro de Detenção e Reabilitação da Província de Cebu, na Filipinas. Têm imensas coreografias - que fazem sucesso, muitas no youtube e que foram uma idéia de Byron Garcia, um consultor de segurança do governo da província de Cebu. Ele afirma que a nova rotina de exercícios melhorou "drasticamente" o comportamento dos presos e dois ex-detidos transformaram-se em dançarinos desde então.
"Usando a música, pode envolver o corpo e a mente. Os prisioneiros têm que contar, memorizar passos e seguir a música", disse Garcia à BBC.
"Os prisioneiros dizem-me: "precisa colocar a sua mente longe da vingança, da loucura ou de planos para escapar da prisão ou juntar-se a uma gangue'", acrescentou Garcia.
A dança é obrigatória para todos os 1,6 mil detidos na prisão de Cebu, excepto para os idosos e doentes.
Clique no link abaixo para ver o video
http://www.youtube.com/watch_popup?v=mKtdTJP_GUI
Confesso que assisti ao video com certa restrição. Era bom demais para ser verdade. Fui verificar no Google, e realmente, este é o grande diferencial da prisão de Cebu, nas Filipinas. Que tal o governo brasileiro aplicar esta terapia nos nossos centros de detenção que não passam de escolas do crime, visto as vergonhosas condições de sobrevivência destes esquecidos pela sociedade? E algum de você ouviu o José Serra ou a Dilma Rousseff mencionar um programa para melhorar esta situação?...
Nenhum comentário:
Postar um comentário