sexta-feira, 8 de abril de 2016

OCUPAÇÃO COATY

OCUPAÇÃO COATY Exibindo ARTO_COATY_1406.jpg
Com performance do músico e artista visual norte-americano Arto Lindsay, tem início, neste sábado(9), a partir das 16h, no Conjunto da Misericórdia, no centro de Salvador, a Ocupação Coaty. Durante dois meses, com a presença de convidados locais, nacionais e internacionais, estão programados cursos, oficinas, palestras, performances musicais e exposições. Abertas ao público e gratuitas, as atividades vão se concentrar na área onde funcionou o bar e restaurante Coaty, depois Zanzibar, como também nas ladeiras e platôs. 
Vão participar do projeto artistas que atuam em diversos campos do conhecimento e que desenvolveram linguagens e abordagens próprias. Entre eles estão os artistas visuais Elaine Tedesco, Fernando Limberger, Flávia Bonfim, Lanussi Pasquali, Joãozito, Klaus W. Eisenlohr, Adriana Araújo, Fábio Gatti e Mayra Lins. Participam, também, os músicos Arto Lindsay e Gilberto Monte, a escritora Katherine Funke, além da arquiteta Carla Zollinger e do coletivo de arte GIA, entre outros. 
O conjunto arquitetônico da Ladeira da Misericórdia ganhou notoriedade na segunda metade da década de 1980, quando Lina Bo Bardi (1914 – 1992), ao lado do também arquiteto Lelé, desenvolveu um projeto para revitalizá-lo e integrá-lo à comunidade, como parte do Plano de Recuperação do Centro Histórico de Salvador, na gestão do então prefeito Mário Kertész.
Durante certo período, o Conjunto da Ladeira da Misericórdia, sob a batuta da Fundação Gregório de Mattos, ligada à Prefeitura, funcionou, principalmente, por conta dos atrativos do bar e restaurante. No entanto, o descaso, o degrado e a insegurança acabaram por inviabilizar o projeto e, hoje, o acesso ao conjunto encontra-se fechado para circulação, sendo que uma de suas três casas centenárias vem sendo utilizada pela Polícia Militar.
Inspirado no grupo Arte Contemporânea, que atuou nos anos 1990 tomando importantes espaços urbanos em estado de abandono e degradação em diversas capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, a Ocupação Coaty  propõe uma intervenção poética da memória de Salvador e do legado de Lina Bo Bardi na Ladeira da Misericórdia.

Ocupação Coaty 
Onde: Ladeira da Misericórdia
Quando: abril/maio
Palestras, oficinas e cursos gratuitos
Realização: Projeto Ativa
Apoio Financeiro: Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Governo da Bahia
Parceria: Fundação Gregório de Mattos
Assessoria de  Imprensa: Magma Comunicação (Magmapress@hotmail.com – 988264787)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails