terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

CARMEN, A IMORTAL

A Trajetória de Sucesso da Pequena Notável Carmen Miranda!

O dia 9 de fevereiro é aniversário de uma das mais importantes e influentes artistas da cultura brasileira: Carmen Miranda. Se estivesse viva, ela completaria 107 anos de idade e, embora tenha nascido em Portugal, Carmen abraçou e adotou com muito amor a cultura brasileira. Apesar de ter sido bastante criticada, pois muitos diziam que seu trabalho não tinha nada de Brasil, não há como negar que a influência de seu trabalho no cinema, música, arte e até na moda brasileira é imensa.

Nascida no pequeno município de Marco de Canaveses, na região do Porto, com o nome Maria do Carmo Miranda da Cunha, ela emigrou para o Brasil com a família com menos de um ano de idade, e se instalaram no Rio de Janeiro. A pequena Carmen, que sempre teve vontade de ser artista, começou a trabalhar no rádio em 1928. No ano seguinte, gravou sua primeira música, o samba "Não Vá Sim'bora", escrita pelo compositor e instrumentista Josué de Barros. A partir daí, Carmen gravou diversas músicas de sucesso, como a marchinha "Pra Você Gostar de Mim", de autoria de Joubert de Carvalho. Ela vendeu 35 mil cópias no ano de lançamento, um grande feito para a época.


Foi então que Carmen foi aclamada como a maior cantora do Brasil. Como já estava bem estabelecida no rádio, sua carreira cinematográfica relativamente fácil. Ela já tinha feito pequenas aparições em alguns filmes, mas como sua figura já era muito popular, foi ganhando mais espaço nas telas, com cenas musicais mais longas. Em 1936, protagonizou a comédia popular musical Alô, Alô, Carnaval (abaixo um trecho do filme com a artista, mas a qualidade está baixa por se tratar de um material muito antigo).
Carmen Miranda
Carmen Miranda em Alô, Alô, Carnaval! (Crédito da imagem)
 
A partir daí, sua carreira deslanchou em definitivo, tanto nas telas como no rádio, e foi inclusive a artista mais bem paga do rádio naquela época. Em 1939, protagoniza o filme musical "Banana da Terra", no qual ela imortaliza o canção "O Que é Que a Baiana Tem?", de Dorival Caymmi. Este número musical alavancou definitivamente a carreira da artista.


Em 1939, vai para os Estados Unidos, onde a sua popular personagem, a "baiana", seria incrementada com um figurino mais exótico e espalhafatoso, o que provocou grande polêmica no Brasil, pois muitos disseram que Carmen teria feito um estereótipo da personagem. Ela fez grande sucesso em musicais apresentados em Boston e Nova York, e fez até uma apresentação para o então presidente Franklin D. Roosevelt. A primeira aparição no cinema americano foi em em Serenata Tropical, onde ela apenas canta. Ao voltar para o Brasil em 1940, muitos o chamaram de americanizada. A resposta viria com a música "Disseram que Voltei Americanizada".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails