sábado, 16 de agosto de 2014

UM OMEM OZADO

Projeto quer nova reforma para "simplificar" o português

Com mudança, "homem" se escreveria "omem" e "flecha" viraria "flexa"
Um projeto capitaneado pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO) propõe que a língua portuguesa passe por mais uma reforma ortográfica com objeto de deixá-la mais simples. Para facilitar o ensino e aprendizado da língua, a proposta é de que o "h" na frente de palavras seja extinto - "homem", por exemplo, se escreveria "omem". 

Outro ponto do projeto, que é discutido na Comissão de Educação do Senado, propõe que o "ch" dê lugar à letra x. "Flecha" viraria "flexa". O dígrafo "qu" também pode desaparecer - deixando a palavra "qeijo" ser a versão correta, ao invés de "queijo". O hífen também pode ser extinto.

Para a senadora Ana Amélia Lemos, vice-presidente da comissão, o projeto é necessário porque há muitas divergência em relação com o último acordo ortográfico. "Na época, sequer foi feita uma consulta aos professores para a mudança da ortografia", criticou em entrevista ao jornal "Tribuna", do Espírito Santo.

O grupo técnico conta com coordenação dos professores Ernani Pimentel e Pasquale Cipro Neto.

Pimentel explica que a ideia é ter um sistema com o menor número de regras e de exceções, o que facilitaria o ensino da língua, que passaria a exigir menos "decoreba". "Quase ninguém sabe a ortografia em nosso País. Encontrar quem saiba usar hífen, j, g, x, ch, s, z, é algo raro. Até professores precisam recorrer a dicionários para confirmar como se escreve uma palavra ou outra, de tão complexo que é o nosso sistema", disse Pimentel. 

A expectativa é de que até maio do ano que vem aconteçam discussões sobre o tema com professores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde para só a partir daí concluir e colocar o projeto em votação. "Cada país levará para aprovação do seu Legislativo. Caso aprovado, poderia entrar em vigor em 2016 ", explicou o senador.


2 comentários:

  1. O que ele propõe é a instituição da burrice...que quem fala certo está errado e quem fala errado está certo...uma lástima!...Já guardei o nome dele para avisar aos navegantes...pobre Brasil!...Rico somente na natureza, em que se plantando tudo dá...mas paupérrima de homens públicos, com capacidade para dirigir uma nação...acho melhor ele ir cuidar de bois em Goiás e deixar o Senado para cabeças pensantes, apesar de que elas andam em extinção...

    ResponderExcluir
  2. E a etimologia das palavras? Será que sabem o que é isso? Como é que gente desse nível pode ocupar cargos que mexem com educação, coisa de que não entendem. Por que não melhoram o nível das escolas ao invés de EMBURRECER o país? Isso é escandaloso! Acho que foi o saudoso João Ubaldo que previu a comunicação entre os brasileiros, no futuro, por monossílabos, tipo ôô, uu, etc. Estamos a caminho.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails