quinta-feira, 28 de agosto de 2014

SHADOWS

Vi este filme em 1961 num cinema parisiense da Avenue de l´Opéra. Era uma época conturbada na França por causa da guerra da Argélia. Eu tinha-me envolvido na insurreição contra os generais que recusaram a independência deste país. Arrestado, fugi, embarcando clandestino num navio militar,  depois num trem militar até chegar em Paris etc. É uma longa história.


Entrei para assistir este filme por acaso, sem saber de que se tratava. Assim tomei conhecimento frontal com o preconceito racial nos EUA. Foi um choque. Cheguei a chorar. Em outra parte do film, você poderia ver a cena que é a chave de todo o roteiro, quando o rapaz, branco, se dá conta que a mulher que ele ama é de família negra. Para mim este é um momento antológico, tanto como cinema como de denúncia social. Infelizmente foi retirado do youtube...

Um comentário:

  1. Na década de 60 mesmo que muito timidamente o cinema norte americano produziu muitos filmes com essa temática. O mais famoso deles foi Imitação da Vida (Imitation of Life) com a polêmica Lana Turner.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails