domingo, 10 de agosto de 2014

MORENA ME LLAMAN


Al Andaluz Project é uma tentativa de fazer um regresso ao passado da nossa Península Ibérica, em especial no Sul, na antiga província multicultural de Al Andalus (sob o domínio dos Mouros) e todas as ricas culturas que por lá se desenvolveram (Sefarditas, Moçárabes, Mouros, Visigodos, etc..). Neste projecto estão fundidas em simbiose influências de música Sefardita, Marroquina (representando o antigo domínio Mouro), Galaica, Castelhana e por aí fora.


Tem um toque muito medieval desse prodigioso período, reconhecido pela sua cultura, tolerância (Cristãos, Muçulmanos e Judeus-Sefarditas coexistiam pacificamente e com liberdade de culto, de acordo com a Jizya), pelo desenvolvimento (Córdoba foi em tempos comparável a Constantinopla, Damasco e à antiga Bagdad) onde a prosperidade, a filosofia, o intelecto e a arte floresciam.

Foi também nessa altura que Toledo se tornou na cidade que iria alargar os horizontes da Europa com as suas publicações, divulgando o aristotelismo, bem como as ciências e filosofias árabes que acabaram por influenciar o período da Escolástica e, eventualmente, as posteriores, de onde nasceu o próprio método cientifico que possibilitou o desabrochar da ciência como a conhecemos hoje.
Foi nesse período que surgiram figuras importantes como Averróis, Avempace, Abbas Ibn Firnas, Avenzoar, Alkindus e Abulcasis ou sefarditas como Moisés Maimonides e Abraão Zacuto. Wink 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails