Em reportagem especial,
canal inglês afirma que
traficantes do Rio
estão preparados para Copa
Uma reportagem especial exibida pelo canal inglês “Channel 4″, no início desta semana, ganhou destaque na imprensa internacional por mostrar atividades que envolvem o tráfico de drogas no Rio de Janeiro e afirmar que traficantes brasileiros estão preparados para lucrar com a venda de drogas durante a realização da Copa do Mundo. Considerado o maior evento mundial do esporte, a iniciativa ocorre a partir de junho e deve atrair milhares de turistas.
Com quase sete minutos de gravação, o vídeo que retrata o conjunto de favelas do bairro Lins de Vasconcelos destaca a produção e venda de drogas, como cocaína e maconha, e a tentativa de pacificação dos aglomerados por parte do Governo brasileiro. Além disso, no texto que acompanha a produção, o jornalista responsável, Guillermo Galdos, ainda questiona a atuação das forças policiais nos morros cariocas. “Eles não estão interessados em mostrar ao mundo a realidade do Rio de Janeiro”, afirma o repórter.
Assim que a gravação começa, traficantes mostram parte do processo de fabricação da cocaína. Um dos integrantes do grupo afirma que as atividades seriam o primeiro passo deles, já que pretendem “vender a partir de quilos por dia” no período em que a cidade deve receber os jogos da Copa. Neste trecho, o jornalista que acompanha toda movimentação destaca que “soldados amardos” defendem as operações do negócio que vale milhões de reais.
Em reportagem especial, canal inglês destaca tráfico no Rio de Janeiro.
Fotos: Reprodução/YouTube
Fotos: Reprodução/YouTube
Em outra cena, a reportagem mostra o depoimento de um líder comunitário da favela da Mangueira que afirma não concordar com a forma que a polícia atua na região. O aglomerado fica a menos de um quilômetro do estádio do Maracanã, no qual jogos do Mundial serão disputados. “Eles entram aí com essa força toda, não respeitam. A gente conhece (o traficante), foi criado e conviveu junto, respeitavam muito mais”, diz.
Com expectativa de atrair cerca de 600 mil estrangeiros, a Copa do Mundo deve gerar R$ 142 bilhões adicionais para o Brasil. No entanto, a realização do Mundial no país é alvo de uma série de críticas desde que foi anunciada, já que os brasileiros enfrentam diversos problemas. Entre eles, a precariedade em serviços públicos relacionados à educação e a saúde. O mau uso do dinheiro público nas obras, que tiveram custo bem acima do valor que deverá ser arrecadado, também é motivo de insatisfação por grande parte dos brasileiros
Confira o vídeo da reportagem especial do “Channel4″:
Nenhum comentário:
Postar um comentário