Veja que constrangimento.
Como isso não vazou na imprensa internacional na época?
Na ocasião de um evento em Berlim, em 2011, o Papa Bento XVI cumprimentou todos os representantes e cardeais que ali estavam.
Para surpresa do público, poucos cardeais estenderam a mão ao Papa.
A maioria, ao perceber que o cumprimentaria, retirou a mão deixando-o no vácuo.
Depois dessa, alguém tem dúvidas de que ele não era bem-vindo na cúpula do Vaticano?
Veja o vídeo e tire suas próprias conclusões:
UMA LEITORA CONTESTA:
Sugiro que reveja esta postagem, pois o vídeo publicado nada mais é do que um pequeno trecho retirado, maliciosamente, da matéria da Visita Apostólica do Santo Padre, Papa Bento XVI, à Alemanha, de 22 a 25 de setembro de 2011. O vídeo, na íntegra, mostra o Papa sendo recebido pelo presidente alemão à época, Christian Wulff, no Palácio de Bellevue (residência oficial do presidente) onde, por sinal, o Papa foi reverenciado e aplaudido por todos que lá estavam. Na ocasião, assim como o presidente apresenta sua equipe ao Papa, em seguida, é a vez do Papa apresentar o séquito papal ao presidente, sendo que alguns membros aproveitaram a oportunidade para cumprimentar o Santo Padre, quebrando o protocolo. Portanto, errado estão os que cumprimentaram o Papa e não os que deixaram de fazer.
ResponderExcluirPor favor, se tiver paciência, confira a íntegra dessa solenidade (aprox. 40 minutos) na página do Youtube abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=_bZHWxGDRlI
Excelente comentário. Nada como restituir o contexto para tentar se aproximar da verdade, sempre tão fugitiva...
ResponderExcluir