sábado, 13 de fevereiro de 2016

UM ABANDONO CRIMINOSO


Já tinha escrito minha nova matéria para esta coluna. Aliás, para ser franco, uns três textos estavam prontos, quando acompanhei uma amiga para visitar, mais uma vez, o que muitos consideram a pérola de nosso patrimônio. O Convento de São Francisco.


Mais uma vez, saí de lá furioso, escandalizado com a incúria de todos os órgãos (ir)responsáveis pela salvaguarda de um monumento digno de figurar ao lado do Taj Mahal, do Machu Pichu e do Mont Saint-Michel. Vejo-me obrigado a denunciar, mais uma vez, tão vergonhosa omissão. Eis o resultado de elegermos, a cada dois anos, políticos destituídos de cultura, que em nada se importam com aquilo que nos diferencia dos animais: a História, a Memória, a Cultura. Quando falo da História, não estou pensando em Collor ou Dilma. Quando menciono a Memória, não me refiro ao último livro de Paulo Coelho. E quando escrevo a palavra Cultura, não é de Luan Santana ou de alguma novela da Globo que se trata. Que tal respeitarmos, vez ou outra, uma escala de valores mais académicos, isenta de modismos?



O estado dos azulejos barrocos do convento é assustador, como assustadora é a ameaça de desabar a galeria rodeando o pátio do convento. Como é assustador constatar o precioso forro da sala capitular perdendo suas pinturas. Como é espantoso observar a castração selvagem – ainda estamos na Inquisição? - dos anjinhos dos púlpitos da igreja. E nem quero saber do estado da biblioteca barroca escondida por cima do altar-mor!



Estes senhores da Odebrecht ou da OAS, ora presos, deveriam ter sido menos generosos com os parlamentares ou com projetos editoriais de questionável autoria e prezar o significado profundo da palavra “Mecenato”.  O Brasil poderia assim ostentar as verdadeiras riquezas, fruto de peculiar civilização e se contrapor aos pagode, fio dental, rebolado e cerveja de quinta categoria. Chegamos ao ponto de não mais se entender os critérios e omissões da UNESCO.

 AS COLUNAS NÃO SUSPENTÃO MAIS NADA!


 FILÓ PARA SEGURAR O ESMALTE DOS AZULEJOS


MAIS FILÓ!

Um comentário:

  1. Dimitri, quase chorei!!!
    Que vergonha!!!
    Pelo menos se o LIVRO tivesse sido editado, teríamos algumas imagens
    não tão arruinadas. beijo. Amerís.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails