sábado, 3 de outubro de 2015

OS PASSOS DA PAIXÃO DE CRISTO

Entre 1785-86 o pintor José Joaquim da Rocha pintou na técnica óleo sobre tela, atendendo encomenda da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, dezesseis bandeiras, sendo 8 Passos da Paixão de Cristo e 8 respectivas Insígnias de Cristo para figurarem na Procissão dos Fogaréus organizada anualmente pela Santa Casa. 

Exibindo Cristo no Monte das Oliveiras gravura de Cornelis Galle.jpg

Exibindo Cristo no Monte das Oliveiras pintura José Joaquim da Rocha.JPG

Essas bandeiras eram carregadas por irmãos da Misericórdia no cortejo e serviam para a apresentação didática e devocional aos fiéis no tempo da quaresma.

Em 1997-98 o Professor Luiz Alberto Freire identificou duas séries de gravuras que informaram diretamente as bandeiras das insígnias, uma série do gravador flamengo Egídio Sadeler II e outra do gravador francês Eli du Bois, ambas produzidas entre os séculos XVI e XVII. Nos últimos anos o referido pesquisador identificou gravuras que provavelmente foram utilizadas pelo pintor para compor as cenas narrativas dos passos. 

São gravuras de vários gravadores, predominantemente flamengos, como Adriaen Collaert, Cornellis Galle, Jan sadeller I, Jan-Baptiste Barbé e do suíço Conrad Meyer.

Adriaen Collaert e a Casa Impressora dos Galle produziram e editaram uma série de Gravuras da Vida de Cristo, muitas delas cópias das obras do pintor e desenhista Maarten de Vos, que se constituíram em fonte qualificada e segura para os artistas europeus e latino-americanos.

Exibindo Pilatos lavando as mãos gravura de Adriaen Collaert.jpg

Exibindo Pilatos lavando as mãos pintura de José Joaquim da Rocha.JPG

No Curso “Os passos da paixão de Cristo e suas insígnias pintadas por José Joaquim da Rocha e as gravuras europeias do século XVI e XVII” o professor Luiz Freire analisará e exporá as relações dessas imagens criadas, reinterpretadas e inspiradas por gravuras europeias a partir dos referenciais da cultura artística e católica da época do Concílio de Trento. 

O Curso ocorrerá de 7 a 9 de outubro de 2015, no auditório do Museu Carlos Costa Pinto, das 16 as 18 horas. Inscrições através do email:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails