sábado, 3 de outubro de 2015

OPERA COMIQUE - PARIS


Théâtre national de l'Opéra-Comique (em português, Teatro Nacional da Ópera Cômica"), também conhecido como Salle Favart ("Sala Favart"), é uma companhia e casa de ópera baseada em Paris e integra a Ópera Nacional de Paris.

Resultado de imagem para FOTOS DA OPERA COMIQUE PARIS
A Opéra-Comique foi estabelecida em 1714. O repertório inicial consistiu em paródias operísticas. O primeiro trabalho com a denominação opéra-comique foi Télémaque de Alain Lesage. Ao longo da primeira metade do século XVIII, as performances foram sazonais. Inicialmente, o papel do libretista era mais importante, para o teatro, do que o do compositor - entre eles destacando-se Charles-Simon Favart, que escreveu tanto paródias operísticas como peças originais. Em 1753foi apresentada a primeira opéra-comique: Les Troqueurs de Dauvergne. Em 1765, a Opéra-Comique fundiu-se com a Comédie italienne, ganhando respeitabilidade.
Resultado de imagem para FOTOS DA OPERA COMIQUE PARIS
Com a proliferação das óperas depois da lei de 1791, que removeu a restrição à abertura de teatros, começou a existir competição com o Théâtre Feydear. Em1807 Napoleão reduziu os teatros liberais e a Opéra-Comique foi nomeada um dos quatro principais teatros da França.
No fim do século XIX as óperas não precisavam ser necessariamente cômicas. Notáveis compositores do período foram Auber, Halévy, Berlioz e Bizet. Em 1840, aOpéra-Comique, sediada na Salle Favart , depois que seu primeiro teatro foi destruído pelo fogo, em 1838. A nova casa foi reinaugurada com Le Pré aux Clercs de Herold. Durante as décadas de 1850 e 1860, o Théâtre Lyrique ofereceu concorrência no tipo do repertório.
A Opéra-Comique realizou as estreias mundiais de muitas obras importantíssimas, como Le Damnation de Faust de Berlioz, em 6 de Dezembro de 1846Carmende Bizet, em 3 de Março de 1875 e Pelléas et Mélisandre, em 30 de Abril de 1902. No fim do século, o teatro reviveu obras que fizeram história, incluindo sucessos de Jules Massenet.
Resultado de imagem para FOTOS DA OPERA COMIQUE PARIS
Um incêndio no Salle Favart dia 25 de Maio de 1887 resultou na morte de oitenta e quatro pessoas por asfixia. O edifício foi destruído e o diretor Carbalho foi forçado a demitir-se, embora mais tarde tenha sido absolvido da culpa, retornando ao comando da companhia, entre 1891 e 1897. A terceira Salle Favart foi inaugurada na presença do presidente Félix Faure, no dia 7 de Dezembro de 1898.
Resultado de imagem para FOTOS DA OPERA COMIQUE PARIS

Entre 1900 e 1950, 401 obras de 206 compositores foram executadas na Opéra-Comique, das quais 222 eram estréias mundiais. Em 1932, por razões financeiras, a Opéra-Comique fundiu-se à Ópera Nacional de Paris, criando-se a "Reunião dos Teatros Líricos Nacionais" (em francês Réunion des Théatres Lyriques Nationaux).

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
Atenção: não se trata da famosa Ópera de Paris, mas de uma sala complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails