segunda-feira, 16 de março de 2015

OUTRO PORTO, OUITRA BARRA

Bernardo Linhares





Resultado de imagem para FOTOS DO PORTO DA BARRA SALVADOR

Dimitri, querido, o Porto da Barra melhorou muito depois da reforma! Moro de frente para a praia. Bem no meio do Porto. Poxa vida, apesar de um comerciante amargurado viver pregando o caos, TODOS os bares aumentaram o seu público. Todos reformaram; o meu vizinho, o Ancoradouro, fechou para uma reforma mais ampla; ao seu lado, o Van Ghog, que vivia às moscas, colocou mesas na calçada e seu público, segundo um dos garçons, triplicou. Em seguida, em seu em peq bar, todo fim de tarde dos sábados e domingos, um americano com a sua banda, toca para o público que passa jazz, blues e outros dos seus  standards... O Portal do Mar vive lotado. Fale com Santini, dono do estabelecimento e pergunte o que ele acha do Porto pós reforma. Converse com o suíço do Tudo Azul, esse, então, recordista de público, ás vzs tem fila de espera, imagine: fila de espera no Porto da Barra... Próximo ao Forte de Sta Maria, inaugurou um restaurante especializado em comida peruana.
Hj existe um  mínimo de ordem quanto ao comércio de ambulantes e barraqueiros infinitamente melhor do que no tempo do João Henrique. E há fiscalização diária.
Bem, quanto aos esgotos, são esgotos pluviais. Certamente não deveriam existir, ainda que só incomode em dia de muita chuva. Faltam mais cestas de lixos e sanitários públicos. Estacionar não é fácil, (em que bairro de Salvador seria?) porém, devido as limitações dos locais onde se pode estacionar o trânsito fluiu muito melhor. Praticamente acabaram os congestionamentos, especialmente o da Ladeira da Barra Avenida sentido Barra. Os estacionamentos - 24h - do Hotel Mar Azul e do Hospital Espanhol cobram rs 9,00 por 5 h de utilização. A partir das 19h até 7h do dia seguinte, o estacionamento é livre na Barão de Sergy e na Cezar Zama. A iluminação transformou em dia a noite da Barra. Não existe mais "som alto" que infernizava a vida dos moradores, especialmente aos domingos, segundas e feriados. A praia é limpa diariamente no turno da noite, pela manhã, sempre acordo com o perfume do desinfetante usada para lavar as duas calçadas. Apesar de ter prejudicado alguns comerciantes, só quem vive dia e noite pela net a dizer que a Barra virou um cemitério, não consegue enxergar a Vida em continente nenhum,  e decora o seu estabelecimento com 7 fotos do maior assassino de gays das Américas, o tb criador, junto com o gigolô da Guerra Fria, de campos de concentração para confiná-los ao lado de sacerdotes do candomblé, padres, pastores, prostitutas e adictos..

Poesia da cultura deletéria

Dela germina o verso mais disforme,
arroxeada íris de vileza.
Essa visão da Ideia desconforme
não reconhece a áurea da Beleza.

                                                                             Fareja com o focinho multiforme
outra alma jovem que lhe cai na presa.
Com halitose numa língua enorme
inveja e ódio exala com fereza.

Aura infeliz em todos os seus gestos.
Massa cinzenta onde um mosquito adeja,
patas ossudas pelos pés funestos,

mas anda em torno qual um cão no encosto
inda pode ser que no Porto esteja
com unhas finas, roçando outro rosto.

Abç., e que bom voltei a receber seus emails.
Que esse comentário fique entre nós.
Bernardo Linhares

Um comentário:

  1. Não é este o quadro que presenciamos na Barra. O comércio está falindo. Pode ser que este senhor esteja bem, espero que continue assim, e que seu sucesso seja contagiante .Não é apenas uma pessoa que se queixa. São várias. A exceção é um depoimento como este.Por que ele pede "que este comentário fique entre nós?".
    Certamente porque sabe que a maioria de seus colegas está passando por uma situação muito difícil (aqueles que resistiram). Muitos já fecharam as portas. Gostaria de postar este depoimento no facebook. Não o faço porque o missivista pediu reservas.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails