sábado, 5 de abril de 2014

O CORREDOR MUSICAL















Em meados do ano passado sugeri alguns projetos de cunho cultural ao Fernando Guerreiro, atual presidente da Fundação Gregório de Matos. Sempre educado e comunicativo, ele me atendeu com a maior gentileza, mostrando-se atento e até entusiasmado com as propostas. 
Vou aqui comentar uma delas, a que mais me parece adequada ao bairro de Santo Antônio.

O Corredor Musical pode acontecer uma ou – no máximo - duas vezes por ano para não perder de sua magia. 
Desde o Largo do Carmo até o Forte de Santo Antônio, iniciando-se às 18:00 para terminar às 22:00,  a Rua Direita de Santo Antônio seria o palco vivo de algumas das expressões musicais mais significativas da Bahia.

Imaginemos um grupo de amigos, um casal de turistas ou uma família passeando calmamente entre o charmoso casario do antigo bairro, entrando nas suntuosas igrejas e seus brancos pátios... No largo do Carmo, o Grupo Botequim e seu vasto repertório de sambas e marchinhas. No pátio do Convento do Carmo, um quarteto barroco. Desde as sacadas vizinhas, cantores líricos lembrando Verdi, Puccini e Villa-Lobos. Na entrada do Plano Inclinado do Pilar, um grupo de jazz. 
Mais adiante, outros músicos animando as sacadas da Pousada do Pilar. Eu já ofereço minhas janelas para outro grupo de samba, de lundus, o repertório de Caymmi ou de Chiquinha Gonzaga. 

Os moradores aproveitariam a oportunidade para oferecer comidas caseiras. Na linda igreja do Boqueirão, música sacra. Mozart talvez?  De outras sacadas, de outras janelas, mais músicos, mais cantores, eruditos e populares. Chegando ao Largo de Santo Antônio, quem não gostaria de ouvir a Orquestra Sinfônica da Bahia e, na igreja, um poderoso coral? 
Enquanto isso, no forte, os jovens poderiam dançar ao som de um rock Heavy Metal...

Simultaneamente, a banda de Frevos e Dobrados de Fred Dantas sairia do Carmo, a Orquestra de Pandeiros de Itapoã iniciando o trajeto inverso até ambos se encontrarem pelos lados do Boqueirão para unirem-se numa harmonia bem baiana.

 Existe algum leitor que não colocaria este programa em destaque na sua agenda?

2 comentários:

  1. Na minha agenda certamente seria destaque.

    ResponderExcluir
  2. Já vi proposta similar em outras cidades, e é realmente interessante. Porém, o público local não parece interessado por mais da metade das atrações que o senhor sugeriu. É tipo assim: 'Aqui dois papos não se cria e nem faz história'

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails