domingo, 23 de fevereiro de 2014

RECIFE PARECE UM PALITEIRO

Várias outras cidades do nordeste, também.


Nesta semana pré-carnavalesca aconteceu em Recife um desfile de foliões animadíssimos que merecem muitos aplausos! O nome do grupo é Troça Carnavalesca Mista Público-Privada Empatando Tua Vista, conforme explicam os autores, “um ato político-folião crítico à verticalização excessiva, que negligencia o planejamento, a história do lugar, privatiza o descortinar da paisagem e a vista das frentes d'águas e dos monumentos”.

Sensacional!

Além de ser o nome uma graça, com base na ideia de Claudio Tavares de Mello o grupo confeccionou uma alegoria especialíssima: ao longo das ruas desfila um conjunto de “prédios altos” de pano que ‘empatam a vista’ de todo mundo, até de quem está no meio da brincadeira do Troça Carnavalesca, também chamado carinhosamente de TÁ EDIFÍCIO.

Os “edifícios” acompanham vários os blocos e mostram sua bandeira: “lutar por um Recife para as pessoas, com mais vida nas ruas, com mais espaço para todo mundo e que todos tenham direito à vista”, nas palavras de Edinea Alcântara. Têm feito o maior sucesso! Brincam de obstruir a vista de prédios históricos e bloquear a paisagem. A todo o momento se ouve “Deixa eu passar, seu predinho!”.

Um comentário:

  1. Muito boa ideia, e, pelo andar da carruagem em breve não veremos mais a orla de Salvador. Além de camarotes suntuosos para a classe "A" do carnaval, prédios igualmente $untu$o$ estão surgindo, para poucos apreciarem a vista. Como sempre, a plebe nada verá. Aguardemos o futuro de Salvador: será igual a Recife e Rio de Janeiro??????

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails