sexta-feira, 20 de maio de 2011

O CREMEB ABSOLVE O MÉDICO ACUSADO

É caso de se perguntar se o Cremeb existe para proteger os doentes ou os médicos?

O Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) absolveu ontem (18) à noite, por unanimidade, o médico Álvaro Rabelo, proprietário da Fundação Baiana de Cardiologia (FBC), acusado de uso indevido de recursos e medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de equipamentos da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A FBC funcionou durante anos no Hospital das Clínicas, da UFBA. Em 2002 o Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina e Diretório Central dos Estudantes (DCE) denunciaram a FBC depois que receberam denúncias das irregularidades.
“Constatamos que pacientes infartados, atendidos pelo SUS, estavam recebendo da FBC medicação inadequada. A medicação correta só era repassada para clientes privados”, afirmou o médico Sílvio Medina.
Em 2003 o Conselho Universitário da UFBA decidiu que a FBC deveria desocupar as instalações do Hospital das Clínicas, o que efetivamente ocorreu. Contudo, a Comissão de Tomada de Contas da universidade apurou que a FBC causou prejuízos da ordem de R$ 46 milhões ao erário público.
“Há denúncias também de que diversos equipamentos do Hospital das Clínicas desapareceram depois da saída da FBC”, comentou o advogado Carlos Freitas, que preparou a peça de acusação contra Álvaro Rabelo.
A ação contra o médico foi movida em dezembro de 2002 junto ao Cremeb. Mas o julgamento só ocorreu ontem, nove anos depois. Lideranças médicas e estudantis foram proibidas de entrarem no Cremeb, ontem à noite para acompanharem o julgamento.
Em retaliação às denúncias, Álvaro Rabelo moveu ação de difamação e calúnia contra o professor Tavares Neto, diretor da Faculdade de Medicina. A ação já foi julgada em primeira e segunda instâncias e em todas as duas Rabelo foi derrotado. “Espero que ele recorra da setença para que no Tribunal Superior possamos obrigá-lo a pagar pelos prejuízos”, comentou o professor.
As denúncias foram feitas também ao Ministério Público Federal que até hoje não ajuizou ação para apurar as infrações.

Informação encontrada no excelente blog Bahia na Rede, de Josias Pires Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails