Prezado Hugo.
Gosto de polêmicas. São ótimas para a sociedade, porque mantêm a consciência cívica em alerta. Sua apaixonada defesa do blog da Bethânia foi boa e generosa, onírica até, mas tenho umas ressalvas.
Trata-se de poesia recitada e filmada? Porque a nossa insubstituível cantora não fez um acordo com o Museu da Imagem e do Som? Trata-se de língua portuguesa? Porque não entrou em contato com esta maravilha que é o Museu da Língua Portuguesa? Ambos teriam encontrado formas financeiramente mais adequadas à realidade brasileira.
Quando você menciona a cifra modesta de $R 1.600 por poema, seria bom entrar em pormenores. Nenhum dos interpretes, alguns de grande talento, que abordaram Fernando Pessoa ganhou, nunca, tanto em tão pouco tempo.
E ela vai recitar o quê? As Lusíadas? Não, com certeza.
Poemas de Drummond, Cora Coralina, Cecília Meirelles, Bandeira, Cabral de Melo Neto podem ser declamados em três, dois minutos ou até muito menos. Assim que - e disso você sabe mais de que eu - a Bethânia poderia gravar com muitíssima calma, um mínimo de dez poemas por dia. Isto é, incluindo, mudança de roupa, luz, maquiagem e descanso. Decorar? Você sabe que não vale a pena. Basta ler o que está escrito em letras garrafais por traz da câmera. Ou seja, uns 30 salários diários, durante um mês e meio. Nada mal. Concordo com meu amigo que o projeto é lindo. Mas, sejamos honestos, de generoso nada tem. Pois é pago e muito bem pago.
Mas sejamos generosos, nos também. Todos cometem erros e deslizes. O ser humano é falho e é nesta mesma fraqueza que talvez resida sua beleza.
Não leve a mal minhas colocações...
Abraço
Dimitri
RESPOSTA DO HUGO PASSOS
Caro Dimitri. Um comercial de 30 segundos para o boteco da esquina demora um dia inteiro para ser gravado e consome no minimo dois mil reais em equipe e equipamento. A produtora do Andrucha deve cobrar pelo menos vinte mil por dia( sem contar diretor que é muito mais caro [o mundo broadcasting é caro...] ) e nesse projeto custará dois mil por dia (direçao do Andrucha incluída).
Nenhum comentário:
Postar um comentário