Com experiência na Bósnia, Croácia e Índia, especialista faz oficinas de bonecos em Salvador
A partir de hoje (29) até o próximo dia 11 de março, acontece no Forte de Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador, a Oficina de Bonecos ‘Lugar de Gigantes’ sob coordenação de Alessandra Flores. Mestre em artes cênicas pela UFBA, formada em teatro pela École Philippe Gaulier, de Londres, Alessandra se especializou na construção de bonecos gigantes no Kosovo, Bósnia, Croácia e Índia. O projeto continua até início de maio em outros bairros de Salvador e até em cidades do interior (confira PROGRAMAÇÃO abaixo).
As oficinas de criação são gratuitas, começam hoje (29) e são realizadas sempre das 14h às 18h, no auditório do Forte do Santo Antônio. O projeto ‘Lugar de Gigantes’ é vencedor do Edital de Patrimônio da Secretaria de Cultural do Estado (SecultBA), administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia. A fortificação é propriedade da União sob a guarda do Estado, através da SecultBA. Foi o IPAC que restaurou o prédio e o tombou como Patrimônio Cultural da Bahia.
POLÍTICA PÚBLICA – “Os editais de patrimônio atendem vasta demanda, desde ações de proteção aos bens imateriais, como manifestações, ofícios e modos do fazer culturais, até projetos arquitetônicos, obras de restauração, livros, cartilhas, videodocumentários e educação patrimonial”, relata o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. O IPAC fiscaliza ainda os Editais de Museus, já que administra as principais unidades museais baianas, como Museu de Arte Moderna (MAM), Palacete das Artes e Solar Ferrão. “Os editais permitem que a sociedade, produtores e especialistas participem da política pública cultural de maneira concreta e efetiva”, diz João Carlos.
De acordo com Alessandra, que é a proponente-coordenadora da iniciativa, o objetivo do projeto supera a criação de bonecos. “Encontro entre alunos, troca de informações, história das pessoas e locais, aumentam a sensação de pertencimento e ampliam o objetivo”, diz Alessandra. Nas oficinas, os bonecos serão construídos inspirados em histórias locais, personagens dos bairros, acontecimentos curiosos, antigas lendas urbanas e místicas.
ENCONTRO DE GIGANTES – Ao todo serão quatro meses de trabalho. Quem quiser conhecer a iniciativa poderá ver o final de uma das etapas, um cortejo de bonecos no bairro de Santo Antônio, no dia 12, às 16h, saindo do forte. Para os que desejam participar, ainda podem se inscrever nas oficinas do bairro de Alagados, que acontecem de 28 de março a 14 de abril, das 9h às 12h no Espaço Cultural dos Alagados. No dia 15 acontece o cortejo de bonecos nos Alagados. E no dia 17, às 10h, o ‘Encontro de Gigantes’, reunindo todos os bonecos, no Dique do Tororó.
Participam do projeto Cristiano Piton, Danielle Andrade, Fabio Haendel e Paula Carneiro. Para mais informações sobre as oficinas, através dos telefones (71) 99999.2930, 99272.0745 e 98864.1906, no facebook 'lugardegigantes' e através do endereço eletrônico lugardegigantes@gmail.com. Mais dados sobre as ações do IPAC no site www.ipac.ba.gov.br, facebook 'Ipacba Patrimônio' e twitter '@ipac_ba'.
SERVIÇO:
SALVADOR
Oficinas de Criação no Santo Antônio Além do Carmo | 29/02 a 11/03 (seg a sex), das 14h às 18h no Auditório do Forte do Santo Antônio – Forte da Capoeira
Cortejo no Santo Antônio Além do Carmo | 12/03 (sábado), às 16h saindo do Forte da Capoeira
Oficinas de Criação nos Alagados | 28/03 a 14/04 (ter a qui), das 9h às 12h no Espaço Cultural dos Alagados (Final de Linha do Uruguai)
Cortejo no Alagados | 15/04 (sexta-feira), às 16h, na praça em frente ao Espaço Cultural dos Alagados (Final de Linha do Uruguai)
Encontro de GigAntes em Salvador | 17/04 (domingo) | Dique do Tororó, às 10h
RECÔNCAVO
Oficinas de Criação em Cachoeira e São Félix | 19 a 27/04
Cortejo na Comunidade do Pilar | 28/04 (quinta-feira) | São Félix
Cortejo no Quilombo do Iguape | 29/04 (sexta-feira) | Cachoeira
Encontro de GigAntes|1º de maio (domingo) sobre a ponte que liga Cachoeira a São Félix.