segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

TODAS AS CULTURAS DO MUNDO


 VOCÊ CONHECE DONA JOCÉLIA? É ESTA SORRIDENTE SENHORA. ELA REINA NUM MUNDO INCERTO, SOB O VIADUTO DA RUA DA AJUDA, CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR. 
COM DEVIDO ALVARÁ DA PREFEITURA, CAVOU UMA ESPECIE DE LONGO BURACO, INSTALOU UM MODESTO BOTECO E MANDOU PINTAR A FACHADA POR "UM AMIGO".
NÃO PRECISO DE GRANDES DISCURSOS. É SÓ VER MINHAS FOTOS.
ACHEI UM TRABALHO DESLUMBRANTE


















OS PRIMEIROS AMORES

SÃO SEMPRE OS MELHORES

 QUANTO MAIS ANDO POR ALÍ EXPERIMENTANDO
OUTRAS MESAS, MAS ME CONVENÇO
QUE O CHEFE GUTO LAGO,
ALMA DO RESTAURANTE VILLA-BAHIA
É UM DOS MELHORES QUE CONHEÇO


 NESTA SEGUNDA-FEIRA DE MUITO CALOR 
JÁ ANUNCIANDO O FIM DO VERÃO,
ESCOLHI ESTA SOPA DE MELANCIA,
TÃO GOSTOSA QUANTO BONITA


 COMEÇANDO UMA DIETA DE PEIXE,
ESTE FILÉ COM BANANA DA TERRA
ME SURPRENDEU COM SUA HARMONIA


E PARA TERMINAR
A PANACOTTA DE MARACUJA
FECHOU MAIS UM ALMOÇO DE AUTOR,
INOVANDO SEMPRE COM INGREDIENTES 
DE NOSSAS FEIRAS

VERDADE >< REALIDADE

Continuo pensando que a grande revolução tem que ser a dos conceitos. O Saramago dizia que a Democracia foi seqüestrada, condicionada, amputada...
Este é um conceito que deve ser repensado e redefinido com a maior urgência. Afinal, as grandes decisões são tomadas em outras esferas que não as da população, como aqui nesta pindorama vendida, onde o poder é do dinheiro corrupto e não de um povo soberano.
Lá do Chile, a presidenta Dilma termina uma entrevista dizendo que cada partido tem a sua verdade. Continuou dizendo que o governo tem que atender a todos os interesses. Certamente não se referia aos interesses do Brasil e dos brasileiros...
Virou moda confundir verdade com realidade. É um tal de na realidade prá cá na verdade prá lá... Faz-se urgente entender a diferença. Será que a verdade é um conceito?A verdade é uma só!
As realidades, sim, são muitas, a partir da moral, da competência, da honestidade e do compromisso com a busca permanente da verdade.
Luciano Camelyer Vasconcellos
Arquiteto

   

DONALD TRUMP

A PETROBRAS A VENDA

FERNANDO SIQUEIRA 
ABRE O JOGO

AS FÚRIAS DO RIO DOURO

UM DOCUMENTÁRIO NOTÁVEL

Resultado de imagem para FOTOS DO RIO DOURO


OFICINA DE BONECOS

Com experiência na Bósnia, Croácia e Índia, especialista faz oficinas de bonecos em Salvador

A partir de hoje (29) até o próximo dia 11 de março, acontece no Forte de Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador, a Oficina de Bonecos ‘Lugar de Gigantes’ sob coordenação de Alessandra Flores. Mestre em artes cênicas pela UFBA, formada em teatro pela École Philippe Gaulier, de Londres, Alessandra se especializou na construção de bonecos gigantes no Kosovo, Bósnia, Croácia e Índia. O projeto continua até início de maio em outros bairros de Salvador e até em cidades do interior (confira PROGRAMAÇÃO abaixo).

As oficinas de criação são gratuitas, começam hoje (29) e são realizadas sempre das 14h às 18h, no auditório do Forte do Santo Antônio. O projeto ‘Lugar de Gigantes’ é vencedor do Edital de Patrimônio da Secretaria de Cultural do Estado (SecultBA), administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia. A fortificação é propriedade da União sob a guarda do Estado, através da SecultBA. Foi o IPAC que restaurou o prédio e o tombou como Patrimônio Cultural da Bahia.

POLÍTICA PÚBLICA – “Os editais de patrimônio atendem vasta demanda, desde ações de proteção aos bens imateriais, como manifestações, ofícios e modos do fazer culturais, até projetos arquitetônicos, obras de restauração, livros, cartilhas, videodocumentários e educação patrimonial”, relata o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. O IPAC fiscaliza ainda os Editais de Museus, já que administra as principais unidades museais baianas, como Museu de Arte Moderna (MAM), Palacete das Artes e Solar Ferrão. “Os editais permitem que a sociedade, produtores e especialistas participem da política pública cultural de maneira concreta e efetiva”, diz João Carlos.

De acordo com Alessandra, que é a proponente-coordenadora da iniciativa, o objetivo do projeto supera a criação de bonecos. “Encontro entre alunos, troca de informações, história das pessoas e locais, aumentam a sensação de pertencimento e ampliam o objetivo”, diz Alessandra. Nas oficinas, os bonecos serão construídos inspirados em histórias locais, personagens dos bairros, acontecimentos curiosos, antigas lendas urbanas e místicas.

ENCONTRO DE GIGANTES – Ao todo serão quatro meses de trabalho. Quem quiser conhecer a iniciativa poderá ver o final de uma das etapas, um cortejo de bonecos no bairro de Santo Antônio, no dia 12, às 16h, saindo do forte. Para os que desejam participar, ainda podem se inscrever nas oficinas do bairro de Alagados, que acontecem de 28 de março a 14 de abril, das 9h às 12h no Espaço Cultural dos Alagados. No dia 15 acontece o cortejo de bonecos nos Alagados. E no dia 17, às 10h, o ‘Encontro de Gigantes’, reunindo todos os bonecos, no Dique do Tororó.

Participam do projeto Cristiano Piton, Danielle Andrade, Fabio Haendel e Paula Carneiro. Para mais informações sobre as oficinas, através dos telefones (71) 99999.2930, 99272.0745 e 98864.1906, no facebook 'lugardegigantes' e através do endereço eletrônico lugardegigantes@gmail.com. Mais dados sobre as ações do IPAC no site www.ipac.ba.gov.br, facebook 'Ipacba Patrimônio' e twitter '@ipac_ba'.

SERVIÇO:

SALVADOR
Oficinas de Criação no Santo Antônio Além do Carmo | 29/02 a 11/03 (seg a sex), das 14h às 18h no Auditório do Forte do Santo Antônio – Forte da Capoeira
Cortejo no Santo Antônio Além do Carmo | 12/03 (sábado), às 16h saindo do Forte da Capoeira
Oficinas de Criação nos Alagados | 28/03 a 14/04 (ter a qui), das 9h às 12h no Espaço Cultural dos Alagados (Final de Linha do Uruguai)
Cortejo no Alagados | 15/04 (sexta-feira), às 16h, na praça em frente ao Espaço Cultural dos Alagados (Final de Linha do Uruguai)
Encontro de GigAntes em Salvador | 17/04 (domingo) | Dique do Tororó, às 10h

RECÔNCAVO
Oficinas de Criação em Cachoeira e São Félix | 19 a 27/04
Cortejo na Comunidade do Pilar | 28/04 (quinta-feira) | São Félix
Cortejo no Quilombo do Iguape | 29/04 (sexta-feira) | Cachoeira
Encontro de GigAntes|1º de maio (domingo) sobre a ponte que liga Cachoeira a São Félix.

Exibindo LugardeGiganes_BrunoTetto02.jpg

domingo, 28 de fevereiro de 2016

O MAIOR TELHADO VERDE DO MUNDO

Califórnia ganha maior telhado verde do mundo (do tamanho de 13 campos de futebol)

Califórnia ganha maior telhado verde do mundo (do tamanho de 13 campos de futebol)

Pequenina, a cidade de Cupertino, na Califórnia, está prestes a receber o maior telhado verde do mundo. A obra será feita em cima do centro comercial Hills at Vallco, um espaço de 12 hectares – o equivalente a área de mais de 13 campos de futebol oficiais – que abriga shopping, espaço de escritórios e área residencial com 800 apartamentos.
Além dos benefícios habituais dos telhados verdes – como melhoria da qualidade do ar, isolamento acústico e diminuição da temperatura -, o jardim suspenso do Hills at Vallco trará lazer aos moradores da cidade. Isso porque a área será transformada em um parque comunitário (nas alturas) – com mais de 6 quilômetros de trilhas e playground infantil.
Avaliada em $ 3 bilhões, a obra ainda não tem data para ficar pronta, mas nós já estamos ansiosos. E você?

JOSÉ DIRCEU E O NIÓBIO

Elemento raríssimo no mundo 

e abundante no Brasil está gerando 

cobiça mundial.

O nióbio (Nb) é um elemento químico raro, e muito importante. É utilizado principalmente em equipamentos que precisem de muita resistência à altas temperaturas. Sem ele, foguetes, mísseis e turbinas não existiriam.
Cerca de 91% da produção mundial do nióbio é do Brasil. O Canadá está em segundo lugar, com 7% da produção mundial. Só que 100% de todo o nióbio do mundo é importado daqui. Contudo, oficialmente exportamos somente 40% dele. Por que?
Europa, Japão e EUA são totalmente dependentes da produção de nióbio brasileiro. Como é possível os outros 60% de sua produção saírem extra-oficialmente?
Marcos Valério, da CPI dos Correios disse:“O dinheiro do mensalão não é nada, o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio. O ministro José Dirceu estava negociando com bancos uma mina de nióbio na Amazônia”.
O país está em guerra. Não uma guerra armada, mas uma guerra cujos combatentes são corruptos, lobistas e traidores. Grande parte de população desconhece esse assunto. O nióbio é um tesouro que é escondido, e vendido por baixo dos panos.
É um descaso muito grande. Todos os países desenvolvidos do mundo são totalmente dependentes do nióbio brasileiro, e o Brasil é o único fornecedor mundial. Não éramos para ter nenhuma dívida externa, problemas econômicos e nem sermos subdesenvolvidos. Anos e anos de subfaturamento deixaram de acumular um lucro bilionário para o país a cada ano.
Será que ninguém teve coragem de investigar? Estarão todos eles ganhando com isso? Não sabemos. Certamente o Brasil não está.

ECOLOGIA NA ÍNDIA-

 PROJETO DE ECO BAIRRO NA ÍNDIA PRODUZ ALIMENTOS ORGÂNICOS E GERA MAIS ENERGIA DO QUE CONSOME


capa

PROTESTO DO GRUPO BOTEQUIM


Nós do GRUPO BOTEQUIM, manifestamos o nosso total apoio à preservação da Praça do Alto da Bela Vista (Praça do Coreto) em Itapuã e da reconstrução do quiosque ORUMO DO VENTO, do nosso querido compositor a anfitrião seu Reginaldo, demolido essa semana. 

Nesse espaço o Grupo Botequim realiza suas rodas de samba há 10 anos, com a participação de inúmeros sambistas, músicos, compositores e intérpretes de várias partes do Brasil e do exterior. 



Nesse espaço consolidamos a roda de samba como uma das expressões mais importantes de resistência e de valorização da cultura brasileira. 

Entendemos que trata-se de um espaço cultural dos mais relevantes para a comunidade e para toda a cidade de Salvador. 

Esse espaço é parte da memória cultural do bairro de Itapuã e da cidade de Salvador!

Não podemos deixar de registrar nossa indignação contra a falta de sensibilidade do poder público, que não dialoga com a comunidade e impõe modelos de modernização do espaço público que não respeitam a história e a memória local e não atendem aos anseios da comunidade.



TALVEZ SEJA POR CAUSA DA PROPAGANDA DA CERVEJA ANTÁRTICA?


A luta e a mobilização da comunidade é que podem garantir que suas reivindicações possam ser atendidas. O GRUPO BOTEQUIM é solidário a essa luta. 

Vamos em frente !!!

CINDY SHERMAN



Resultado de imagem para fotos de cindy sherman

Resultado de imagem para fotos de cindy sherman

Resultado de imagem para fotos de cindy sherman

Resultado de imagem para fotos de cindy sherman

Resultado de imagem para fotos de cindy sherman

Resultado de imagem para fotos de cindy sherman

Resultado de imagem para fotos de cindy sherman


Resultado de imagem para fotos de cindy sherman


Untitled Film Still #4. 1979 (Foto: Cindy Sherman)

MAESTRO DESMAIA

DA SÉRIE: 

"GOVERNANTES SEM CULTURA"


Sem ar-condicionado, maestro desmaia em concerto no Municipal de São Paulo

John Neschling regia um programa com músicas de Strauus e Tchaikovsky. Sessão não teve continuidade e maestro saiu do teatro passando bem

John Neschling durante apresentação no Guaíra, em 2011 | Felipe Rosa/Gazeta do Povo

O maestro John Neschling desmaiou durante concerto que regia, neste domingo (28), no Theatro Municipal de São Paulo e que tinha no programa músicas de Strauss e Tchaikovsky. Ele se recuperou logo em seguida e deixou o palco andando, mas a sessão, que estava na segunda parte após um intervalo de 20 minutos, não teve continuidade. Segundo funcionários da casa, o maestro saiu do teatro passando bem.
A provável causa do desmaio, dizem eles, foi o calor durante a apresentação. Desde o fim do ano passado, o teatro está sem ar-condicionado. A administração do Municipal diz que os fios do sistema foram danificados em ato de vandalismo. Parte deles ficam na parte exterior do edifício.

No sábado, a reportagem constatou que, por causa das portas abertas, durante os concertos, ouvem-se ruídos da rua, como sirenes e a voz de pedestres.
A informação da falta de ar-condicionado tem sido passada a espectadores que chegam ao teatro antes dos concertos. Desde o início do ano, as portas de acesso do público à sala são mantidas abertas durante a execução do programa. A reportagem esteve presente à sessão de sábado. Por causa do calor excessivo, espectadores levaram leques e também usavam o programa vendido a R$ 5 para se abanarem.

UM CONCERTO-PROTESTO

A MÚSICA CLÁSSICA ATRAI CADA VEZ MAIS PÚBLICO, COMO PROVOU O CONCERTO DADO PELA ORQUESTRA SINFÓNICA DA BAHIA

 NO DESLUMBRANTE CENÁRIO DA IGREJA
 DE SÃO FRANCISCO
NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR


 MUITA GENTE FOI OBRIGADA A FICAR EM PÉ.

MAS ESTE FOI UM CONCERTO DIFERENTE...
COMO EXPLICOU O REGENTE CARLOS PRAZERES
- A PESAR DE TODA DIPLOMACIA -
NÃO SE PODE TOCAR SINFÓNICAS
 DE MOZART OU BEETHOVEN
COM MENOS DE 50 MÚSICOS QUANDO O NORMAL
 SERIA 100 OU 115 MÚSICOS.

 COSTUMO DIZER ULTIMAMENTE: 
NOSSOS POLITICOS NÃO TÊM CULTURA.
VOCÊ JÁ VIU ALGUM GOVERNADOR NUM CONCERTO 
OU UM PREFEITO VISITANDO UMA EXPOSIÇÃO
 A NÃO SER DE GADO?


 NO ATUAL MARASMO ECONÓMICO E CULTURAL 
QUE É NOSSO PÃO DE CADA DIA.

SÓ NOS RESTA O YOUTUBE!


 ASSIM QUE O PÚBLICO QUE VEIO ASSITIR 
A UMA ORQUESTRA SINFÓNICA,
TEVE QUE SE CONTENTAR COM SOLISTAS OU DUOS.
FELIZMENTE TODOS DE EXCELENTE QUALIDADE


 EM TOM DE BATE PAPO, CARLOS PRAZERES EXPLICOU A DIFERENÇA
 ENTRE VÁRIOS INSTRUMENTOS, 
INFORMAÇÃO QUE NÃO FAZ MAL A NINGUÉM, 
MESMO PARA QUEM JÁ É FAMILIARIZADO 
COM ESTE TIPO DE EVENTO.


 COMO SEMPRE FOI UM PRAZER OUVIR
 OS IRMÃOS ROBATTO



 ENTRE OUTROS COMPOSITORES OUVIMOS 
BACH, MASSENET E DEBUSSY.
NADA MAL SAIR DOS COSTUMEIROS CLICHÉS!


 A HARPISTA FOI UM CASO A PARTE
ALÉM DE GRANDE INTERPRETE, 
UMA GRANDE BELEZA...


ESTES EVENTOS MUSICAIS PROVAM QUE
 QUANDO EXISTE UM BOM MOTIVO, 
NÃO EXISTE BAIANO QUE NÃO QUEIRA 
IR ATÉ O CENTRO HISTÓRICO!
Related Posts with Thumbnails