quinta-feira, 15 de outubro de 2015

BISPOS DA IURD INELEGÍVEIS

TRE-RJ torna bispos da Universal 

inelegíveis por 8 anos

Daniel Francisco dos Santos e Aparecido dos Reis Junior 

teriam usado os templos da igreja em duas cidades do RJ 

para promover campanhas eleitorais


Igreja Universal do Reino de Deus do RJ
Igreja Universal do Reino de Deus do Rio de Janeiro(VEJA.com/Divulgação)
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) tornou inelegíveis por oito anos os bispos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) Daniel Francisco dos Santos e Aparecido dos Reis Junior por abuso de poder econômico. A decisão foi tomada na última quarta-feira, mas divulgada nesta manhã.
Segundo a Corte eleitoral, em 3 de outubro de 2014 - dois dias antes do primeiro turno das eleições -, os bispos teriam usado a estrutura de templos da IURD em Del Castilho, na Zona Norte do Rio, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para promover a campanha do senador Marcelo Crivella (PRB) ao governo do Estado e de candidatos do partido dele a deputado federal e estadual.
Santos e Junior podem recorrer da condenação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) trazia gravações em vídeo das pregações nos templos religiosos, consideradas "verdadeiras campanhas políticas" pelo relator do processo, desembargador eleitoral Marco Couto.
O magistrado ainda destacou que a legislação proíbe que candidatos recebam recursos financeiros ou estimáveis em dinheiro de entidades religiosas. "A utilização da estrutura e do poderio econômico da IURD ostenta gravidade suficiente para configurar o abuso de poder econômico", decidiu o desembargador.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails